Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Brasil e França discutirá Infâncias e Educação Infantil do Campo

Seminário Brasil e França discutirá Infâncias e Educação Infantil do Campo

Organizado pelo Centro de Humanidade (CH), o evento online acontece nos dias 1º e 2 de dezembro

• Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h44

Universidades públicas brasileiras e universidades e centros de pesquisa franceses realizarão, nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, o Seminário Internacional Brasil e França. Organizado pelo Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o evento tem como tema Crianças, Infâncias e Educação Infantil do Campo: diversidades e conexões.

Para a professora Fernanda Leal, diretora do CH, pesquisadora e integrante da Comissão Organizadora, o evento é uma ação importante e estratégica para a pesquisa e a reflexão sobre as realidades das crianças dos diversos campos do Brasil e da França, suas infâncias e a Educação Infantil, e abre possibilidades de intercâmbios e convênios envolvendo as instituições participantes.

"Esse é um primeiro esforço de aproximação do debate envolvendo as duas realidades, que têm especificidades no modo como são vistas, acolhidas e tratadas as possibilidades e os desafios que envolvem a pequena infância, no que diz respeito ao direito à Educação Infantil em contextos não urbanos”, comentou.

Infâncias e a Educação Infantil do campo

O interesse pelas crianças pequenas do campo é fruto da constatação, por meio de pesquisas, de que essas crianças, no Brasil, acumulam diversas violações de direitos, seja pela falta de acesso pleno a creches e pré-escolas próximas às suas comunidades e que respeitem as peculiaridades da educação de bebês e crianças pequenas, seja porque as propostas pedagógicas, em geral, não respeitam seus pertencimentos culturais

O Seminário Internacional Brasil e França, que conta com o apoio do Consulado da França no Recife, é uma realização da UFCG, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além das instituições francesas Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (Cirad) e Universidade de Lilie.

Online, inteiramente gratuito, contará com a presença de pesquisadoras e pesquisadores dos dois países. Transmitido pelo canal do CH no Youtube, o evento terá tradução subsequente português-francês e francês-português; e tradução em Libras.

Confira aqui a programação completa, inscrições e demais informações sobre os palestrantes.

Para acompanhar o Seminário, acesse o canal do CH no Youtube.

Assunto(s): Internacional