Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da UFCG ficam em primeiro e segundo lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
premiação

InSocialTec e Jovem Empreendedor, respectivamente, foram os destaques da etapa estadual da premiação, na categoria Ensino Médio

• Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h57

Mais conquistas para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os projetos InSocialTec e Jovem Empreendedor, que têm como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre jovens estudantes, ficaram com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, categoria Ensino Médio.

Campeão da etapa estadual na categoria, o projeto multidisciplinar InSocialTec, coordenado pelo professor Danilo Santos, do curso de Ciência da Computação, visa repassar conhecimentos nas áreas de Administração, Computação e Design em forma de cursos básicos para alunos do ensino médio e da graduação. As capacitações têm foco no empreendedorismo de impacto social, utilizando recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Cerca de 1,1 mil estudantes já foram beneficiados pela iniciativa desde o início do projeto, em 2020.

A partir da premiação, a iniciativa irá concorrer com outras vencedoras das etapas estaduais dos demais estados do Brasil. As dez melhores disputarão o Prêmio Nacional de Educação Empreendedora, previsto para ser realizado em março de 2022, em Brasília.

“Estamos entusiasmados com a possibilidade de competir e demonstrar um pouco dos nossos resultados para o País. O InSocialTec já impactou mais de mil alunos e tenho certeza de que iremos impactar muito mais”, destacou o professor Danilo Santos, durante a entrega da premiação, no último dia 23 de novembro, no Garden Hotel de Campina Grande.

O segundo lugar do Prêmio na mesma categoria ficou com o projeto de extensão Jovem Empreendedor, coordenado pela professora Janaína Marques de Melo, do curso de Ciências Contábeis, campus Sousa. A iniciativa objetiva fomentar a Educação Empreendedora e Financeira entre jovens. Desenvolvido desde 2010, o projeto foi premiado pelas ações realizadas no ano de 2020 na Escola Estadual Professora Dione Diniz Oliveira Dias, no município de Sousa.

“Foram realizados oito encontros com turmas do Ensino Médio. No final, foi realizada uma feira de empreendedorismo e inovação, onde alunos e professores da escola puderam expor seus pontos de vista e ideias na área”, explicou Janaína. O projeto, que ainda conta com a participação dos professores Cristiane Reis e Rubenia Costa, além de alunos extensionistas dos cursos do campus, beneficiou 65 alunos e 5 professores em 2020.

Prêmio

Realizado desde 2013, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, proporcionando ao ecossistema educacional projetos inspiradores que possam dar origem a novas ações de natureza semelhante. Entre os critérios avaliados para a premiação, estão a criatividade e inovação nas práticas pedagógicas; a atuação do educador ou da equipe na mobilização de competências empreendedoras; e o impacto social de transformação na escola ou comunidade.

Assunto(s): premiação