Página inicial > Últimas Notícias > Ramo Estudantil IEEE da UFCG recebeu 23 prêmios nacionais e internacionais em 2021
recorde

Agremiação recebeu o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe em 2021

• Publicado: Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 10h31

Confirmando a excelência das atividades realizadas pelas agremiações do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o ano de 2021 chega ao fim registrando um recorde em premiações. Foram 23, ao todo, entre prêmios nacionais e internacionais.

O IEEE é a maior sociedade técnico-profissional do mundo, com cerca de 430 mil integrantes em mais de 160 países, sendo responsável por um alto volume de publicação científica nas áreas de Tecnologia, Engenharia Elétrica e Computação.

Premiações coletivas

Em novembro, mais uma vez, o Ramo Estudantil IEEE da instituição recebeu o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe. O anúncio foi feito durante a Reunião Regional de Ramos Estudantis 2021 (Student Branch Regional Meeting) realizada online devido à pandemia.

Na mesma ocasião, também foram premiados os capítulos estudantis de Potência e Energia (IEEE PES/UFCG) e Robótica e Automação (IEEE RAS/UFCG) em 1º e 3º lugares, respectivamente, na categoria Capítulo Técnico Estudantil Exemplar.

Além disso, foram conquistadas três premiações na categoria Casos de Sucesso, por atividades realizadas durante o ano de 2020 : o grupo IEEE PES/UFCG ficou com o 1º lugar, com o RES For Kids, e o grupo IEEE APS/UFCG, com 3º lugar com o APS Convida. O IEEE WIE UFCG conquistou o 2º lugar com o Clube do Livro.

A atividade RES for Kids recebeu, ainda, na categoria Ouro, o The Darrel Chong Student Activity Award – prêmio de maior reconhecimento das atividades estudantis do IEEE.

Outro prêmio recebido foi o 2° lugar, a nível regional, no 2021 IEEE PES HPSBCP Reports para o IEEE PES/UFCG, ficando entre os cinco melhores capítulos PES do mundo. Esse prêmio é dado em reconhecimento às excelentes atividades realizadas durante o ano de 2020.

Premiações individuais

O Prêmio Regional de Atividades Estudantis Larry K. Wilson, que premia os voluntários exemplares por região do IEEE, foi concedido ao ex-presidente do Ramo Estudantil IEEE UFCG (gestão 2019), Alison Candido. O professor Alexandre Jean René Serres, tutor do IEEE APS/UFCG, recebeu o Outstanding Branch Counselor & Branch Chapter Advisor Award.

“É com grande orgulho e satisfação que recebemos o reconhecimento internacional por nosso desempenho. Mesmo diante das dificuldades do período pandêmico, dentre prêmios nacionais e internacionais, conseguimos bater mais um recorde, finalizando 2021 com 23 prêmios", comemora Larissa Lima, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

Segundo Larissa, o resultado é reflexo do empenho e dedicação de todos os voluntários, membros e tutores, além do apoio do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE) da UFCG. "Estamos em constante prosperidade buscando sempre manter a excelência", finalizou.

Ramo Estudantil IEEE

Formados por estudantes de graduação e pós-graduação, os ramos estudantis IEEE atuam na promoção de eventos e atividades, como workshops, minicursos, palestras e visitas técnicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional de seus membros, promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, responsabilidade, criatividade, iniciativa e trabalho em grupo.

O Ramo Estudantil IEEE/UFCG conta com mais de 100 voluntários ativos, divididos em capítulos estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas dentro do IEEE, como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS). Além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE) e o Grupo Especial de Interesse em Tecnologias Humanitárias (SIGHT).

(Ascom UFCG, com dados do Ramo Estudantil IEEE/UFCG)

Assunto(s): recorde