Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG é eleita coordenadora de rede de preservação da arquitetura moderna
Início do conteúdo da página
docomomo brasil

Professora da UFCG é eleita coordenadora de rede de preservação da arquitetura moderna

Alcília Afonso tem se dedicado, há quase três décadas, à pesquisa e proteção do acervo moderno da região Nordeste

  • Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 11h20

Uma professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina (UFCG) foi eleita coordenadora geral do Docomomo Brasil, rede de pesquisa, com representação em mais de 40 países, voltada para a documentação e preservação das criações do Movimento Modernista na arquitetura, urbanismo e paisagismo.

 

Eleita com 84% dos votos, Alcília Afonso é também professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em História, além de coordenar o Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal) da UFCG. É graduada, especialista em conservação urbana e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investigadora europeia com Diploma de Estudos Avançados (DEA) e doutora em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha. É filiada ao Docomomo desde 1997, tendo escrito centenas de artigos publicados em periódicos e anais de eventos internacionais e publicado 14 livros na área de modernidade arquitetônica nordestina.

 

"Entendo minha eleição como um reconhecimento nacional e uma credibilidade no que faço pela área, do trabalho que desenvolvo há quase três décadas em prol do resgate e salvaguarda do patrimônio moderno brasileiro", comentou a professora, que tem se dedicado a pesquisar a arquitetura moderna nordestina e a resgatar o acervo moderno de nossa região.

 

"É um desafio e uma grande responsabilidade, mas que com a equipe que montei, composta por uma diversidade de colegas de demais regiões brasileiras, temos muita chance de obter bons resultados. Sou uma apaixonada pela arquitetura, pela modernidade, pelo patrimônio e pela cultura brasileira. Estou muito feliz por ter sido eleita e poder dar minha contribuição nos próximos dois anos em prol do Docomomo Brasil e espero contar com o apoio de minha casa, a UFCG", disse.

 

Segundo a pesquisadora, a vinda da sede do Docomomo Brasil à UFCG dará visibilidade nacional e internacional à universidade, fortalecendo as redes de pesquisas acadêmicas e profissionais, de forma indireta, e, "ao mesmo tempo, gerando oportunidades de interação de nossos alunos e professores através da realização de eventos científicos, minicursos".

 

As principais ações do Docomomo Brasil são a realização de inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes modernistas, bem como pedidos de tombamento, além de lutar contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoiar ações semelhantes em todo mundo.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): docomomo brasil
Fim do conteúdo da página