Página inicial > Últimas Notícias > Curso de especialização em Indústria 4.0 inscreve até 4 de fevereiro
ne 4.0

Curso de especialização em Indústria 4.0 inscreve até 4 de fevereiro

Residente receberá bolsa no valor de R$ 1.680 por sete meses. São oferecidas 46 vagas. Curso é oferecido pela UPE em parceria com a UFCG e outras instituições

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 18h36
imagem sem descrição.

Estão abertas até o dia 4 de fevereiro as inscrições para o Programa de Revitalização da Indústria Nordestina (NE 4.0), curso de especialização oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diversas outras instituições do Nordeste.

O programa, que tem o suporte da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de capacidades da indústria 4.0 em empresas da região.

São oferecidas, ao todo, 46 vagas para residentes, das quais oito são destinadas ao estado da Paraíba. Será paga ao residente uma bolsa no valor de R$ 1.680, durante sete meses.

O processo seletivo na Paraíba será coordenado pelo professor Heleno Bispo, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG.

Os candidatos devem comprovar o término de curso de graduação em cursos nas áreas das Engenharias, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Estatística, Administração, ou áreas afins, todos devidamente reconhecidos pelo MEC.

A classificação do candidato se dará pela pontuação obtida na avaliação da documentação (peso 7) e entrevista (peso 3).

Uma vez selecionados, os residentes deverão cumprir uma carga-horária de 40 horas semanais para realização de atividades teóricas e práticas a serem desenvolvidas no polo selecionado e nas empresas participantes do projeto.

Os residentes deverão atuar, dentre outras atividades, na produção de um Diagnóstico de Maturidade Digital e na capacitação de dois funcionários da empresa participante, devendo ainda, ao final do curso, entregar um Projeto de Desenvolvimento em Indústria 4.0 aplicado ao empreendimento.

Na Paraíba, as vagas são para empresas do setor sucroalcooleiro (Matuta e Triunfo), alimentício (Pé de Fruta e Natural Nuts), moveleiro (SS, SJP e Incomel) e têxtil (Coteminas).

Cronograma

De 12 a 14 de fevereiro, deve acontecer a divulgação dos candidatos aptos a participarem da etapa de entrevistas, que serão realizadas de 16 a 18 de fevereiro. No dia 22 de fevereiro, será divulgado o resultado final da seleção.

A matrícula no curso deve acontecer de 3 a 8 de março, com o início das aulas previsto para o dia 10 de março. As aulas serão remotas e a previsão é que aconteçam às sextas (à noite) e sábados.

Outras informações podem ser obtidas pelo email ne40_pb@eq.ufcg.edu.br ou cpg@poli.br.

Acesse aqui o edital.

Assunto(s): ne 4.0