Página inicial > Últimas Notícias > MEC inicia recredenciamento dos programas de residência do HUAC
saúde

MEC inicia recredenciamento dos programas de residência do HUAC

Atualmente, hospital conta com cinco programas e pretende credenciar mais um

• Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h00

Os programas de residência médica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, estão em processo de recredenciamento. Esta semana, uma representante do Ministério da Educação (MEC) esteve na instituição para se reunir com direção, preceptores (responsáveis pela supervisão direta das atividades práticas) e médicos residentes.

“Estamos hoje fazendo uma avaliação institucional e dos programas de residência médica do HU de Campina Grande. O MEC faz visitas periódicas às instituições de ensino para recredenciar ou credenciar novos cursos com o objetivo de, cada vez mais, oferecer um serviço de melhor qualidade para os pacientes, para a comunidade em geral e melhorar a qualidade do próprio serviço, do próprio médico preceptor e do residente que está sendo formado”, explicou Ylka Virgínia Ribeiro Gomes, dermatologista e médica credenciada avaliadora do MEC.

Segundo a representante do MEC, o processo começa com uma reunião com a coordenação e a direção do hospital, revisando os programas de residência médica. “Depois, a gente parte para uma avaliação em que eu converso com os residentes para ver, na prática, o dia a dia desse aluno, desse médico residente. Por fim, a gente faz uma visita às instalações para ver se está tudo adequado de acordo com as normas do MEC”, afirmou. O trabalho também inclui envio de relatórios produzidos pelo hospital.

Atualmente, conforme informações da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), o Hospital Universitário está em processo de recredenciamento de cinco programas de residência médica: Endocrinologia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia e Medicina Intensiva Pediátrica.

“Essa visita do MEC é feita, normalmente, a cada dois anos, ou dependendo da necessidade de novos credenciamentos ou de alguma revisão de programa que tenha ficado sob diligência”, explicou Alana Abrantes, titular da GEP. Ela acrescentou que a visita da avaliadora credenciada pelo Ministério da Educação também inclui uma avaliação técnica do Programa de Residência em Oncologia Pediátrica para um novo credenciamento.

Realizado no dia 20, o encontro contou com a participação do superintendente do HUAC, Homero Rodrigues, e das gerentes Alana Abrantes (Ensino e Pesquisa) e Consuelo Padilha (Atenção à Saúde), além do chefe da Divisão Médica, Valdevino Messias Neto, de preceptores e médicos residentes.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): saúde