Página inicial > Últimas Notícias > Tecnologias desenvolvidas na UFCG são expostas em plataformas digitais
inovação

Tecnologias desenvolvidas na UFCG são expostas em plataformas digitais

Divulgação visa incrementar a comercialização, licenciamento de patentes e a transferência de tecnologia

• Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 15h11
imagem sem descrição.

Com o objetivo de incrementar a comercialização, licenciamento de patentes e a transferência de tecnologia, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está fomentando a divulgação de tecnologias desenvolvidas na instituição em marketplaces (vitrines digitais) de catalisação de inovação.

WIPO Green

Patentes registradas da UFCG envolvendo energias renováveis fazem parte agora da base de dados da plataforma internacional WIPO Green, marketplace que conecta fornecedores com empresas interessadas em comercializar, licenciar ou distribuir tecnologias ecologicamente corretas.

"É uma parceria muito importante para darmos visibilidade internacional às tecnologias desenvolvidas aqui na nossa universidade, o que poderá resultar em atração de novas parcerias e mais investimentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação", comemora o coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), da UFCG, professor Renan Gusmão.

A WIPO Green é uma iniciativa da World Intellectual Property Organization (Organização Mundial de Propriedade Intelectual) e reúne mais de 120 mil tecnologias patenteadas disponíveis.

Na plataforma, a UFCG integra o Projeto de Aceleração na América Latina, que envolve tecnologias sobre agricultura inteligente no Brasil, na Argentina e no Chile, sendo coordenado, no Brasil, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pela empresa Agrosuisse.

Vitrine Tecnológica

Outra plataforma de divulgação de tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da UFCG, recentemente disponibilizada, é a Vitrine Tecnológica do NITT, em que estão expostos diversos produtos tecnológicos registrados no INPI, de várias áreas de conhecimento, com possibilidade de licenciamento de patentes e transferência de tecnologia por parte de diversos atores do ecossistema de inovação.

"A vitrine está em constante atualização e os pesquisadores da UFCG podem entrar em contato com a equipe do NITT para alinhar algum detalhe ou sugerir a adição de novas tecnologias", observa Renan Gusmão.

Contatos para informações e parcerias:

Email nitt@setor.ufcg.edu.br
Instagram: @nitt_ufcg