Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coro de Câmara da UFCG celebra 12 anos de criação
Início do conteúdo da página
música

Coro de Câmara da UFCG celebra 12 anos de criação

Grupo já realizou várias apresentações dentro e fora do Brasil e recebeu premiações nacionais e regionais

  • Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 09h24

No último dia 10 de março, o Coro de Câmara de Campina Grande celebrou 12 anos de história. Criado pelo professor Vladimir Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o coro tem por objetivo de servir como um laboratório para os alunos do curso de Música da instituição, permitindo uma interação entre teoria e prática em vários campos do saber e fazer música.

 

O grupo tem se dedicado à interpretação de obras variadas, incluindo peças da renascença ao período contemporâneo, destacando-se, nesse cenário, a música brasileira. O coro já estreou peças de Danilo Guanais, Eli-Eri Moura, Beetholven Cunha e Luís Passos. O grupo já foi regido por vários maestros convidados, incluindo os norte-americanos Kenneth Fulton, Gary Packwood, Karl Nelson, Randall Hooper, Mark Hayes e Sara Lynn Baird; o alemão Matthias Heep; e os brasileiros José Maurício Brandão, André Muniz Oliveira, Samuel Fagundes e Thiago Santos.

 

Além de Campina Grande, o coro já se apresentou em várias cidades do estado da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e São Paulo. No exterior, esteve nos Estados Unidos (2012 e 2017), França (2015 e 2018) e Portugal (2019). Um dos pontos altos da carreira do coral foi a estreia da Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 2017.

 

Premiações

 

O coral já recebeu três premiações, sendo uma nacional (Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos, 2013) e duas regionais (Concertos do Nordeste - Banco do Nordeste, 2013 e 2014).

 

Projetos para 2022

 

Para o primeiro semestre deste ano estão previstas várias atividades, incluindo a realização do Concerto da Paixão, nos dias 8, 9 e 10 de abril, bem como a participação no XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande. O Coro de Câmara ensaia duas vezes por semana e conta atualmente com 45 componentes, dentre os quais professores, técnicos e alunos da UFCG, bem como pessoas da comunidade.

 

Para acompanhar as atividades do coral, acesse https://www.instagram.com/corodecamaracg/ e https://www.facebook.com/corodecamaracg

 

(Ascom UFCG, com dados do Coro de Câmara)

registrado em:
Assunto(s): música
Fim do conteúdo da página