Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório do HUAC recebe certificação de Excelência em Qualidade pelo segundo ano consecutivo
Análises Clínicas

Unidade realiza, em média, mais de 15 mil exames por mês de 30 diferentes áreas

• Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 13h43
imagem sem descrição.

Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) recebeu a certificação de Excelência em Qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O objetivo do PNCQ é atestar a qualidade dos exames realizados em quase seis mil laboratórios espalhados em todo o Brasil.

Mensalmente, o PNCQ envia amostras-controle para todos os laboratórios participantes do programa. A unidade recebe, analisa as amostras-controle e envia os resultados de volta ao programa por meio de uma plataforma. Com os resultados, o Programa avalia se está dentro do padrão, da média nacional ou não. No LAC são realizados, em média, mais de 15 mil exames mensalmente de 30 diferentes áreas como Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Hormônios, Urianálises e Parasitologia.

A chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HUAC, a farmacêutica Waleska Almeida, explica que a cada mês nos resultados obtidos na avaliação não houve pontuação inferior a 92% de eficiência. “Conseguimos atingir uma regularidade nos nossos resultados, que nos credencia a este padrão de excelência. No mês de fevereiro deste ano, por exemplo, tivemos um pico na nossa eficiência com mais de 99% de acerto o que nos leva a uma confiabilidade nos resultados dos pacientes”, disse.

A chefe do laboratório ainda acrescenta que PNCQ é uma importante ferramenta para a garantia da qualidade das análises laboratoriais que ajuda o laboratório a medir a eficiência da fase analítica de seus processos. ”Tem sido desafiador manter essa qualidade nos nossos serviços com o volume de exames que realizamos. Ser reconhecido é muito importante e estimulante para o comprometimento que temos com a saúde da população”, afirmou.

O HUAC pertence à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

(Ascom HUAC)

Assunto(s): Análises Clínicas