Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de iniciação científica da UFCG é finalista do Prêmio Ciência na Prática
medicina

Pesquisa buscou identificar a taxa de efetividade dos antibióticos prescritos no tratamento da pneumonia na ala pediátrica do Hospital Universitário de Cajazeiras

• Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 14h41

O projeto Análise do perfil de utilização de antimicrobianos no manejo de pneumonia em setor pediátrico de um hospital universitário no alto sertão da Paraíba, desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é finalista do Prêmio Ciência na Prática, destinado a premiar projetos de pesquisa exemplares e inovadores, de investigação científica na área biomédica.

A pesquisa, que está entre as dez selecionadas, foi desenvolvida pelos alunos do curso de Medicina do campus Cajazeiras, Rafael Rodrigues Leite, Sandriny Maria de Almeida Oliveira, Sara Maria Gomes e Maria Fernanda Bandeira, sob orientação do professor Sávio Ferreira Benvindo.

O objetivo do estudo foi investigar a Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), principal causa de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) - que, em 2017, foi responsável por mais de 52 mil óbitos em todo o todo o país e de 18% das mortes de crianças menores de cinco anos -, e identificar a taxa de efetividade dos antibióticos prescritos durante o tratamento na ala pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). O estudo sugere mudanças para melhorar a taxa de internação, o prognóstico, os custos e a diminuição da taxa de resistência bacteriana na região.

Confira aqui a apresentação da pesquisa.

O resultado final será divulgado dia 6 de abril, às 20h, no perfil do Instagram da organizadora do prêmio. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro, produtos e cursos.

Sobre o Prêmio

A iniciativa é da Startup Análises Clínicas na Prática e objetiva estimular e socializar as práticas de investigação científica nacionais, valorizar os alunos de iniciação científica e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa por alunos de instituições públicas e privadas.

Assunto(s): medicina