Página inicial > Últimas Notícias > Felicidade será objeto de estudo em disciplina da UFCG
ensino

Felicidade será objeto de estudo em disciplina da UFCG

Componente curricular será ofertado no curso de Engenharia de Materiais

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 13h02

A partir do Período Letivo 2022.1, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passará a ofertar a disciplina “Ciência da Felicidade” na grade curricular do curso de Engenharia de Materiais.

A disciplina será optativa e tem inspiração em modelos adotados pelas universidades de Harvard e Yale, nos EUA. O objetivo é proporcionar aos alunos descobertas e potencializá-las em sua vida pessoal, acadêmica e no mercado de trabalho.

“A cobrança para os jovens é gigantesca e os desafios que surgem ao longo da vida parecem muitas vezes intransponíveis. Não saber lidar com tantas demandas tem gerado quedas no rendimento acadêmico e um alto índice de evasão, principalmente nos cursos de engenharia", esclarece o professor Carlos Thiago Cunha, coordenador do curso e responsável pela disciplina.

Ele observa que a disciplina da UFCG, diferentemente das similares ofertadas em outras universidades do Brasil, aborda a analogia entre o comportamento humano e a ciência dos materiais: “É comum que termos como stress, resistência e resiliência, por exemplo, sejam empregados nas ciências humanas. No entanto, eles têm sua origem na ciência dos materiais. Assim, além de compreender melhor esses fenômenos, os alunos poderão, através dessa abordagem, participar de experiências que promovam a melhoria do bem-estar e do desempenho acadêmico. Vamos criar o jeito ‘Materiais’ de ser feliz!”, antecipa.

Outros temas também estão previstos no plano de curso, como neurociência, inteligência emocional, gestão e equilíbrio nas relações humanas, princípios de liderança e trabalho em equipe.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): ensino