Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de pesquisadores da UFCG é finalista no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
InSocialTec

Cerimônia de premiação da etapa nacional acontecerá no dia 12 de maio em São Paulo

• Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 09h30
imagem sem descrição.

O projeto InSocialTec, promovido pelo Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), um órgão suplementar da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está entre os dez finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021. A cerimônia de premiação acontecerá dia 12 de maio em São Paulo.

Coordenado pelo professor Danilo Santos, do curso de Ciência da Computação, e desenvolvido em conjunto com mais sete pesquisadores da UFCG, o InSocialTec visa repassar conhecimentos gratuitos nas áreas de Administração, Computação e Design em forma de cursos básicos para alunos do ensino médio e da graduação. As capacitações online têm foco no empreendedorismo de impacto social, utilizando recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Mais de mil alunos foram impactados pelo projeto e cerca de 290 concluíram o curso, oriundos de diferentes escolas, cidades e níveis de educação.

“Além do conteúdo didático, foi aplicada uma metodologia de imersão através do método ‘from zero to hero’, no qual os alunos foram incentivados a terem uma ideia utilizando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e, em oito semanas, sair da ideia para um conceito ou protótipo funcional. Empreendedorismo é essencial na educação de crianças e adolescentes porque incentiva a terem uma formação voltada para a ‘criação'”, analisou, demonstrando entusiasmo com a competição. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de demonstrar um pouco dos nossos resultados para o país”, destacou.

Prêmio

“Realizado desde 2013, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, proporcionando ao ecossistema educacional projetos inspiradores que possam dar origem a novas ações de natureza semelhante. Entre os critérios avaliados para a premiação, estão a criatividade e inovação nas práticas pedagógicas; a atuação do educador ou da equipe na mobilização de competências empreendedoras; e o impacto social de transformação na escola ou comunidade.

(Ascom UFCG com dados do Virtus e informações do Paraibaonline)

Assunto(s): InSocialTec