Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Universitário de Cajazeiras expande os atendimentos ambulatoriais
hujb

Hospital Universitário de Cajazeiras expande os atendimentos ambulatoriais

Unidade passou a realizar atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia

• Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h30
imagem sem descrição.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, divulgou os dados da produção ambulatorial e hospitalar referente ao ano de 2018. O principal destaque apresentado pela unidade foi o aumento da oferta de atendimentos ambulatoriais, que passaram a ser regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras.

A expansão nos atendimentos se deve, principalmente, a contratação dos profissionais do concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que está proporcionando a composição da força de trabalho da instituição. O hospital que possuía apenas 75 profissionais prestadores de serviço na área médica e assistencial, em dezembro de 2018 contou com 140 profissionais (105 na área assistencial e 35 na área médica), todos empregados públicos Ebserh.

Em 2018 foram realizadas 1.940 ultrassonografias e 1.866 consultas eletivas, destas, 1.098 foram na especialidade de ginecologia, clínica e cirúrgica, e 232 em obstetrícia. Aproximadamente 94% dos atendimentos ambulatoriais de todo o ano foram realizados entre julho e dezembro, período que correspondeu ao maior número de profissionais contratados.

Segundo a superintendente do HU, Mônica Paulino, “os atendimentos ambulatoriais em ginecologia e obstetrícia realizados no ano passado apontam o potencial do hospital para a área de saúde da mulher e materno-infantil, prioritárias para a população da região”. No mesmo período o HUJB também realizou 26.605 atendimentos de urgência e emergência em pediatria.

As expectativas para o ano de 2019 concentram-se na conclusão das contratações dos profissionais do concurso, na expansão dos procedimentos e cirurgias eletivas, e na implantação da maternidade, que além de proporcionar maior oferta de ações e serviços pelo Sistema Único de Saúde para a região do alto sertão paraibano, fortalecerá o ensino, a pesquisa e a formação dos recursos humanos em saúde e nas áreas afins.

(Ascom HUJB/UFCG)

Assunto(s): hujb