Página inicial > Últimas Notícias > UFCG recepciona alunos com música e animação
volta às aulas

UFCG recepciona alunos com música e animação

Atividade de acolhimento marca o retorno das aulas presenciais do período 2021.2

• Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2022, 15h10
imagem sem descrição.

Depois de dois anos sem atividades acadêmicas presenciais devido à pandemia de Covid-19, o retorno às aulas presenciais na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nesta segunda-feira, dia 2, foi marcado com uma programação especial.

Na terra do Maior São João do Mundo, a acolhida não poderia ser diferente. Os alunos do período 2021.2 foram recepcionados com um trio pé-de-serra cantando o autêntico forró nordestino. Além disso, foram distribuídos chocolates de boas vindas e montado um painel comemorativo aos 20 anos da UFCG, onde os estudantes puderam registrar o retorno às aulas nas redes sociais.

A acolhida na entrada do campus sede foi realizada pela Reitoria, juntamente com as pró-reitorias de Ensino (PRE), de Pesquisa e Extensão (Propex) e de Assuntos Comunitários (PRAC). Os diversos centros de Ensino e unidades acadêmicas da instituição também fizeram atividades de acolhimento para receber os estudantes.

"O sentimento de alegria é enorme em todos nós. Teremos aqui de volta ao nosso convívio as pessoas circulando nos campi. É um sentimento de comprometimento e ansiedade. Ansiedade por tê-los de volta ao campus e comprometimento em garantir que esse retorno aconteça da forma mais segura e garanta a saúde das pessoas, preservando nosso maior bem que é a vida. Sejam bem-vindos à nossa instituição", disse o reitor Antônio Fernandes, em vídeo publicado na internet.

A reação dos estudantes foi de surpresa e animação. A estudante Maria Eduarda, que se desloca diariamente do município de Massaranduba para assistir às aulas do curso de História, elogiou. “Gostei bastante, fui muito bem recebida por todos e espero fazer um bom curso. Gostei muito de tudo na Universidade. Os professores são maravilhosos e sempre estão dispostos a nos ajudar”, falou com entusiasmo.

“A expectativa é sempre muito positiva, principalmente para nós, que iniciamos o curso no período remoto. Então, é aquela perspectiva boa de conhecer novas pessoas, de conhecer os professores no presencial, que é totalmente diferente do remoto. A gente vem buscando estar sempre presente, dando conta disso tudo e é uma nova realidade esse presencial. No remoto nós temos o contato com as aulas, com os professores e com os estudantes, mas a presencialidade é totalmente diferente e a gente vem gerando muita expectativa sobre isso”, resumiu ansiosa a aluna Maria Clara, do terceiro período do curso de Comunicação Social, cujas aulas iniciarão nesta terça-feira, dia 3.

A programação segue às 18h para recepção dos alunos do turno noturno.

Período 2021.2e

O Período Letivo 2021.2e conta com 100 dias letivos e está previsto para terminar no dia 29 de agosto. Cerca de 13% dos estudantes matriculados permanecem com aulas remotas, por integrarem grupos de risco. As atividades presenciais devem seguir as condições necessárias de segurança sanitária de toda a comunidade envolvida. O uso de máscara é opcional, mas altamente recomendado. No momento das matrículas, foi exigida a apresentação do certificado vacinal contra Covid-19. O prazo para envio do documento se encerra nesta segunda, dia 2.

Assunto(s): volta às aulas