Página inicial > Últimas Notícias > UFCG recebe recursos para implantação de novo parque computacional
Transforma TIC

UFCG recebe recursos para implantação de novo parque computacional

Investimento na ordem R$ 4,6 milhões vai permitir aumento da capacidade de processamento e da segurança dos dados da instituição

• Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2022, 15h34
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai dar um grande passo no aumento da capacidade de processamento e da segurança de seu Setor de Tecnologia de Informação com a implantação do Projeto de Transformação Digital (Transforma TIC), incluindo a aquisição de um datacenter que irá abrigar os sistemas de processamento, transmissão e armazenamento de dados da instituição.

O investimento, na ordem de R$ 4,6 milhões, foi garantido por meio de suplementação orçamentária confirmada na Portaria Nº 4.041, de 5 de maio de 2022, da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia (SETO/ME).

“O investimento no parque computacional do Setor de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG trará benefícios técnicos como segurança, disponibilidade, interoperabilidade, maior capacidade de armazenamento e poder computacional, provendo as condições necessárias para garantir a excelência nos serviços disponibilizados pela instituição para a comunidade interna e externa, como a unificação de sistemas, ampliação dos serviços e maior transparência da informação”, explica Ianna Kobayashi, gestora do STI.

O secretário de Planejamento e Orçamento, Vinicius Farias, conta que a ação faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), aprovado no final de 2021 no âmbito de Governança Digital da UFCG. “Este é um documento que prevê o rumo da área entre 2021 e 2024 e um dos principais gargalos que nós encontramos e debatemos foi a carência de investimentos suntuosos no que tange à infraestrutura do Parque de Tecnologia de Informação da UFCG. Então, nesse período, nós já iniciamos o planejamento de aquisição do nosso datacenter, uma das demandas chaves do nosso PDTIC”, diz.

Para ele, o investimento chega em boa hora para eliminar vulnerabilidades e risco de maneira geral, seja de armazenamento ou de conectividade. “Vamos oferecer à comunidade acadêmica uma nova realidade em relação à área de Tecnologia da Informação e Comunicação dentro da UFCG”, comemora.

Em 2021, a UFCG adquiriu os Sistema Integrados de Gestão desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o investimento da UFCG em sua estrutura de datacenter será possível dar andamento à implantação dos sistemas. “É uma estrutura amplamente utilizada pelas universidades em nível nacional e que poderá avançar em relação às demandas que nós temos no âmbito acadêmico e administrativo“, relata o secretário.

Assunto(s): Transforma TIC