Núcleo da UFCG é aprovado em chamada nacional para atendimento a negócios inovadores
NITT é um dos 25 núcleos do gênero em todo o País credenciados para integrar a jornada de aceleração e fomento Catalisa ICT, do Sebrae
O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos 25 núcleos do gênero em todo o País credenciados para o Catalisa ICT, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que tem o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica para alavancar geração de riqueza e bem-estar à sociedade. O resultado da Chamada nacional foi publicado nesta terça-feira, dia 31 de maio.
Ao todo, nove projetos serão atendidos inicialmente pelo NITT, nas áreas de Saúde, Fármacos, Agropecuária, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Sustentabilidade. Entre os requisitos para o credenciamento, foram observados a regularidade, a infraestrutura, a equipe, e o tempo de operação e experiência de gestão dos núcleos.
Para o coordenador do NITT, Renan Gusmão, o resultado é uma chance de aproximar diversos atores do ecossistema de inovação, com geração de oportunidades e benefícios para o Núcleo e para a UFCG.
“É a primeira vez que conseguimos a aprovação em um edital nacional com esse perfil. No primeiro momento, a equipe do NITT irá receber uma qualificação virtual de até 16 horas oferecida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Em seguida, a partir dos atendimentos aos negócios inovadores aprovados no Catalisa ICT, será possível a captação de recursos que poderão ser utilizados em mais iniciativas de inovação no âmbito da UFCG”, destacou.
Com duração de cerca de 4 anos, o Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração com várias etapas, incluindo atividades como a realização de workshops online; fomento, capacitações, mentorias e orientação para abertura de empresas; aproximação com investidores; e estímulo à internacionalização das empresas criadas.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais