Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFCG tem plano de inovação aprovado pelo Sebrae
tecnologia

Aluno da UFCG tem plano de inovação aprovado pelo Sebrae

Projeto do doutorando Paulo César Sales visa desenvolver um grampo ortopédico de Ligas de Memória de Forma (LMF) para uso em cirurgias

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 15h05

O doutorando Paulo César Sales da Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), teve um plano de inovação aprovado pelo Catalisa ICT, uma jornada de aceleração promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com intuito de aproximar academia e mercado oferecendo aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Acesse aqui o resultado.

Intitulado “Grampo Ortopédico Poroso Funcional e Customizável”, a proposta visa desenvolver fixadores ortopédicos de Ligas de Memória de Forma (LMF) Ti-Ni e Ti-Nb, material que se adapta dinamicamente a alterações ósseas e continuam comprimindo os fragmentos ao longo do período de cicatrização.

“Grampos ortopédicos de LMF Ti-Ni e Ti-Nb são dispositivos médicos adequados a fixação óssea, visando sua aplicação como implante em cirurgias do sistema musculoesquelético humano ou animal, especificamente, no tratamento de fraturas, osteotomias e artrodeses. Além disso, as estruturas porosas em implantes promovem a adesão celular, permitem o crescimento de células ósseas e integram-se ao tecido do hospedeiro, possibilitando a adoção de agentes terapêuticos localmente e a customização da rigidez do implante à região óssea específica do paciente”, explica o pesquisador.

A proposta tem vigência de um ano e foi aprovada com recursos no valor de R$ 147.013,00, dos quais R$ 18.613,00 serão reservados para aquisição de insumos e R$ 128.400,00 para o pagamento das bolsas dos pesquisadores.

Além de Paulo César, pesquisador proponente do plano de inovação sob orientação dos professores de Engenharia Mecânica, Antônio Gilson Barbosa de Lima e Carlos José de Araújo, a equipe conta com a colaboração de Diego Jean Freitas Vieira Novais (mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM/UFCG), José Henrique Borborela de Melo e Ícaro Carvalho Dourado (graduandos em Engenharia Mecânica/UFCG) e Antônio Cláudio Cavalcanti Holanda (doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPB).

Todas as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas nas instalações do Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA/UFCG), coordenado pelo professor Carlos José de Araújo.

Assunto(s): tecnologia