Página inicial > Últimas Notícias > UFCG firma parceria com Exército para implantação da Nova Escola de Formação de Sargentos
Inovação e Sustentabilidade

Cooperação envolve várias instituições paraibanas. Escola será construída na Região Metropolitana do Recife

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 15h12

Com expertise nas áreas de Inovação e Sustentabilidade, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das instituições paraibanas que deverão contribuir para a implantação da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos do Exército, a ser construída na Região Metropolitana do Recife.

A reunião para estruturar parcerias para o desenvolvimento do programa de capacitação foi realizada nos últimos dias 26 e 27 de maio, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), e contou com a presença de representantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e de universidade paraibanas públicas e privadas.

“Essa foi uma interação inicial provocada pelo Exército Brasileiro no sentido de reconhecer parceiros estratégicos que possam ajudar a tocar um projeto de excelência nacional. Eles buscaram na Paraíba polos de referência, especialmente nos pilares que devem ser o forte da Escola, que são os de Inovação e Sustentabilidade. Foi aí que entrou o interesse em estreitar laços com a UFCG”, explicou o secretário de Planejamento e Orçamento, Vinícius Farias.

O projeto de construção da Nova Escola deve durar cerca de 10 anos. A ideia é envolver os parceiros ao longo de todo o processo: da constituição da ideia inicial até o pleno funcionamento da unidade.

Na ocasião, foram discutidas iniciativas nas áreas de Inovação e Sustentabilidade nos projetos de arquitetura; melhores práticas de modelagem em informações de construções; certificações do INMETRO para projetos de engenharia e aplicações da Lei de Licitações e Contratos.

(Ascom UFCG, com informações do CMNE)