Página inicial > Últimas Notícias > UFCG inscreve para o Programa Institucional de Residência Pedagógica em Sumé
cdsa

UFCG inscreve para o Programa Institucional de Residência Pedagógica em Sumé

Vagas são para bolsistas e voluntários dos cursos de Sociologia e Licenciatura do Campo. Inscrições vão até o dia 14 de março

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 12h05

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, está com inscrições abertas para a seleção de alunos de licenciaturas que tenham interesse em atuar como bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Estão sendo oferecidas 14 vagas, sendo 8 para graduandos do curso de Sociologia (4 bolsistas e 4 voluntários) e 6 para os de Licenciatura do campo (1 bolsista e 5 voluntários).

Para participar, o candidato precisa ter cursado o mínimo de 50% da licenciatura ou estar cursando a partir do 5º período, além de ter disponibilidade para dedicar 440 horas às atividades do projeto durante o período de 10 meses. O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a UFCG ou com a escola onde desenvolverá as atividades do projeto.

As inscrições deverão ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 14 de março, no Setor de Protocolo do campus Sumé. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e juntar os documentos relacionados no edital. A seleção será feita por meio de carta de motivação, a ser realizada no dia 19 de março. O resultado deverá ser publicado no dia 20.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Ensino (PRE), pelo telefone 2101.1525 ou pelo e-mail resid.ufcg@gmail.br.

Acesse aqui o edital completo.

Residência Pedagógica

Instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2018, a Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por alunos de licenciaturas em escolas públicas de educação básica, denominadas escolas-campo. Lá, o residente é acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor, sendo orientado por um professor da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

Entre os objetivos estão aperfeiçoar a formação dos estudantes de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e exercitem a relação entre teoria e prática profissional docente; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e aquelas que receberão os egressos das licenciaturas; e induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.

Assunto(s): cdsa