Página inicial > Últimas Notícias > Originalidade das peças da UFCG é elogiada no maior evento de móveis do mundo
design

Originalidade das peças da UFCG é elogiada no maior evento de móveis do mundo

Salone del Mobile foi encerrado nesse domingo, dia 12, em Milão, na Itália

• Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 15h45
imagem sem descrição.

Originalidade e criatividade foram as palavras mais usadas pelos visitantes para definir as peças expostas no stand da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Salone del Mobile, principal evento de mobiliário e design do planeta, encerrado nesse domingo, dia 12, em Milão, na Itália.

Os trabalhos desenvolvidos por alunos e egressos do curso de Design da UFCG foram expostos no Salone Sattelite, espaço que busca reforçar os laços entre pesquisa, design e indústria e foram elaborados usando como referências o artesanato tradicional e a arte popular da Paraíba.

Além do Burrego, revisteiro e bar inspirado no burro, animal que tanto ajudou no desenvolvimento socioeconômico dos sertanejos, e da poltrona Cocar, que remete à cultura indígena brasileira, foram expostas quatro luminárias: uma com pedras ornamentais típicas da região dos Cariris Paraibanos (Floor Lamp); a Badok, que lembra o brinquedo artesanal infantil conhecido como badoque ou balinheira, a Labirinto, que homenageia a renda do mesmo nome, artesanato tradicional da cidade de Ingá, na Paraíba, e a luminária Escapulário, representando a forte religiosidade brasileira das cidades do interior.

Para a professora Nathalie Mota, a experiência foi muito enriquecedora. “Milão respira Design nesta época do ano. A cidade está lotada de turistas que vêm exclusivamente para o evento. No interior do pavilhão, conseguimos sentir de perto o impacto disso. Perceber o que tem sido produzido no Design pelo mundo e ouvir a impressão de pessoas de outras nacionalidades a respeito da nossa produção foi incrível e importante. Nossa profissão aponta para o futuro. Projetar é isso. Essa troca com o resto do mundo é essencial para nós”, disse, ressaltando que ouviu frases encantadoras sobre a produção dos alunos da UFCG. "Foi muito gratificante”, pontuou.

Sobre o evento

O Salone Internazionale del Mobile Milano completou sua 60ª edição neste ano. Segundo a organização do evento, o salão recebe cerca de 370 mil visitantes profissionais, 5 mil jornalistas nacionais e internacionais e aproximadamente 27.500 pessoas do público em geral todos os anos.

Assunto(s): design