Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de ex-aluna da UFCG é finalista do Prêmio do Movimento Luz na Educação
Desengaveta Meu Texto

Projeto de ex-aluna da UFCG é finalista do Prêmio do Movimento Luz na Educação

Os seis vencedores serão conhecidos no dia 29 de junho em um programa a ser exibido após a novela das 21h da Rede Globo. Cada iniciativa levará R$ 200 mil.

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 14h34

O Projeto “Desengaveta Meu Texto” desenvolvido por Patrícia Silva Rosas de Araújo, ex-aluna da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é finalista do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação, promovido pela Rede Globo e pela Fundação Roberto Marinho. Ela fez mestrado e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), concluindo este último em 2021.

O projeto ficou entre os 15 finalistas, após uma disputa com mais de 3,4 mil inscritos em todo o Brasil, e foi classificado na Categoria Educação Básica  Os seis vencedores serão anunciados no dia 29 de junho em um programa a ser exibido após a novela das 21h da Rede Globo. Cada iniciativa levará R$ 200 mil.

“Nós do ‘Desengaveta Meu Texto’ estamos muito felizes com mais um reconhecimento nacional sobre o nosso projeto. Isso fortalece as nossas ações, nossa parcerias e todos aqueles que integram esse trabalho tão árduo, mas tão feliz. Esperamos todos vocês dia 29 para acompanhar e celebrar o Movimento LED com o coração cheio de alegria”, disse.

Sobre o projeto

Criado em 2017, numa escola da zona rural da cidade de Campina Grande, o Projeto “Desengaveta Meu Texto” revitalizou a biblioteca escolar e oportunizou o protagonismo juvenil através da publicação dos textos dos alunos na Revista Tertúlia, um periódico que divulga a produção literária de alunos e professores.

Entre os anos de 2019 e 2021, recebeu apoio e incentivo financeiro da Fundação Carlos Chagas e Banco Itaú Social, bem como da editora da Universidade Estadual da Paraíba, o que possibilitou a sua expansão, abrangendo cinco escolas públicas da cidade de Campina Grande. Com a pandemia, o Projeto criou o Delivery Literário, entregando mensalmente kits literários para 250 crianças. Cerca de 4 mil crianças e jovens em seis escolas públicas da cidade já foram atendidas pelo projeto.

O projeto já foi finalista, nos anos 2020 e 2021, do Prêmio Jabuti - maior prêmio da literatura no Brasil.

Novidades

Em julho, dentro das ações do “Desenvageta”, Patrícia lançará o Programa de Proficiência Leitora chamado MochiLER com o objetivo de levar a leitura até às crianças e jovens. Segundo ela, MochiLER significa sair do lugar em busca dos textos e suas relações com as pessoas em diferentes situações de comunicação discursiva.

Assunto(s): Desengaveta Meu Texto