Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Desengaveta Meu Texto vence Prêmio do Movimento LED
Luz na Educação

Projeto Desengaveta Meu Texto vence Prêmio do Movimento LED

Iniciativa foi criada por Patrícia Silva Rosas de Araújo, ex-aluna da UFCG

• Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2022, 15h56

O Projeto “Desengaveta Meu Texto” desenvolvido por Patrícia Silva Rosas de Araújo, ex-aluna da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos seis vencedores do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação, promovido pela Rede Globo e pela Fundação Roberto Marinho. Além de troféu, cada iniciativa garantiu um prêmio de R$ 200 mil.

Patrícia, que fez mestrado e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), concluindo este último em 2021, falou sobre a emoção de conquistar a premiação.

"Receber o Prêmio LED foi mágico. Chorei muito junto com a minha equipe, pois é um reconhecimento que nos fortalece diante das dificuldades e nos impulsiona a continuar nossas ações. Agora, continuamos com mais força e com potencial para multiplicar leitores país afora", disse.

Com o valor da premiação, Patrícia lançará, em julho, o Programa de Proficiência Leitora chamado MochiLER com o objetivo de levar a leitura até às crianças e jovens.

"Este programa é na verdade uma Agência de Viagem Leitora que impulsiona o estudante (mochiLERo) a viajar para compreender os textos em seus ambientes típicos de produção, circulação e recepção. Com o investimento do Prêmio LED vamos divulgar esse programa em escala nacional. Vem novidade!", ressaltou.

Na próxima quarta-feira,  dia 29, após a novela das 21h, a Rede Globo exibirá um programa com os vencedores do Prêmio LED.

Sobre o projeto

Criado em 2017, numa escola da zona rural da cidade de Campina Grande, o Projeto “Desengaveta Meu Texto” revitalizou a biblioteca escolar e oportunizou o protagonismo juvenil através da publicação dos textos dos alunos na Revista Tertúlia, um periódico que divulga a produção literária de alunos e professores.

Entre os anos de 2019 e 2021, recebeu apoio e incentivo financeiro da Fundação Carlos Chagas e Banco Itaú Social, bem como da editora da Universidade Estadual da Paraíba, o que possibilitou a sua expansão, abrangendo cinco escolas públicas da cidade de Campina Grande. Com a pandemia, o Projeto criou o Delivery Literário, entregando mensalmente kits literários para 250 crianças. Cerca de 4 mil crianças e jovens em seis escolas públicas da cidade já foram atendidas pelo projeto.

O projeto já foi finalista, nos anos 2020 e 2021, do Prêmio Jabuti - maior prêmio da literatura no Brasil.

Saiba mais sobre o projeto no site https://desengavetameutexto.org/ ou acompanhe o projeto pelas redes sociais https://instagram.com/desengavetameutexto

Assunto(s): Luz na Educação