Página inicial > Últimas Notícias > UFCG realizará estudo técnico sobre bacias hidrográficas de Campina Grande
Mapeamento

UFCG realizará estudo técnico sobre bacias hidrográficas de Campina Grande

Um dos objetivos da pesquisa é solucionar pontos de alagamento na cidade

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 16h43

Integrantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irão realizar um estudo técnico para fazer um levantamento dos equipamentos de drenagem de águas pluviais nas bacias hidrográficas da Rainha da Borborema. A parceria foi firmada com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Entre os objetivos do estudo é, a partir do levantamento dos dispositivos de drenagens na região, identificar as deficiências e propor soluções  que eliminem  ou mitiguem pontos de alagamento na cidade. Neste primeiro momento, a ação se concentrará em torno da bacia que envolve os bairros do Jardim Paulistano, Liberdade, Catolé e Quarenta, e direciona suas águas para o Canal do Prado.

Para o professor Ricardo de Aragão, coordenador do curso de Engenharia Civil da UFCG, o estudo será muito importante para os estudantes conhecerem  na prática como se dá um levantamento dos equipamentos de drenagem de águas pluviais nas bacias hidrográficas de uma cidade.

Poderão participar deste estágio, estudantes de Engenharia Civil - a partir do quinto período - entre eles, os da disciplina específica Drenagem Urbana  (8º período).

O mapa será disponibilizado para acesso de toda população através do site https://observa.campinagrande.br/.

(Ascom UFCG com dados da Codecom/PMCG)

Assunto(s): Mapeamento