Página inicial > Últimas Notícias > Rita Coelho recebe título de doutor honoris causa pela UFCG

Rita Coelho recebe título de doutor honoris causa pela UFCG

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 15h16

"Sou representativa de uma causa: o direito das crianças, até seis anos de idade, à educação como dever do Estado" afirmou a professora Rita de Cássia de Freitas Coelho, ao receber o título de doutora honoris causa concedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na noite dessa quarta-feira, dia 6, no campus sede.

Agregando a sua representatividade um coletivo de gestores e produtores de conhecimento na Educação Infantil, como também outros sujeitos organizados defensores dessa causa e a necessidade social de famílias e crianças, Rita Coelho disse se sentir satisfeita com a distinção recebida.

"Sinceramente, apenas cumpri com responsabilidade os deveres decorrentes das funções a mim atribuídas e das oportunidades que tive na vida" considerou, confessando ter sido surpreendida com a concessão do título e ter levado um tempo se perguntando inquieta o porquê da honraria.

A doutora honoris causa pela UFCG ressaltou o privilégio de dirigir um projeto coletivo, a necessidade de dialogar na diversidade e a  importância de negociar diferentes possibilidades, com ganhos e perdas; e prometeu retribuir a honraria dando continuidade ao trabalho em defesa do direito à educação.

Vasto currículo de ações pela Educação Infantil

Ao discorrer sobre as razões para a concessão do título e apresentar o currículo da agraciada, a diretora do Centro de Humanidades (CH), Fernanda Leal, pontuo que o incremento das investigações no campo da educação infantil e o desenvolvimento de cursos de especialização ofertados pela UFCG, nos últimos anos, são decorrentes de políticas públicas implantadas no âmbito federal, cuja responsabilização recai, em grande medida, sobre a atuação da professora Rita Coelho - no MEC, onde trabalhou com oito ministros da Educação, em nove anos.

" A concessão do título atende ao anseio de um coletivo de pesquisadores e ativistas da área de Educação Infantil do Brasil”, afirmou a diretora, ressaltando que a professora sempre foi para eles a doutora maior nos temas ligados à área.

"Ela formulou e executou políticas de formação de professores, de construção de creches e de pré-escolas, de melhoria da infraestrutura e da materialidade dos equipamentos públicos, de atendimento a crianças negras, quilombolas, camponesas e indígenas".

Escolha acertada do Colegiado Pleno

O reitor Antônio Fernandes disse ser um orgulho para a UFCG ter a professora Rita Coelho como membro "da casa" e uma das estrelas na constelação institucional. "Uma visionária com forte atuação na Educação, particularmente na Infantil, com grande contributo para as políticas públicas na área".

Destacando que o primeiro título foi concedido ao professor Lynaldo Cavalcanti - "um desbravador visionário, grande nome da casa e do Brasil " - essa segunda outorga, "uma escolha acertada do Colegiado Pleno" simbolizava, oportunamente, um ato  de resistência "indo além do  reconhecimento da atuação da professora Rita Coelho. Um firme posicionamento em defesa da Educação em todos os sentidos".

Propositura

A outorga do título à socióloga mineira - com papel estratégico e definidor em políticas públicas voltadas às infâncias, às crianças e à Educação Infantil de todo o país  - foi uma propositura de servidores efetivos e terceirizados da Unidade Acadêmica de Educação Infantil, formalizando também o desejo da Unidade Acadêmica de Educação, ambas do CH.

Estiveram presentes a sessão solene do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, os ex-reitores Edilson Amorim e Vicemário Simões.

Assunto(s): Educação Infantil