UFCG abre exposição sobre Ação do Estado Novo na Amazônia
Material, fruto de pesquisa científica, poderá ser conferido até 4 de agosto, das 7 às 22h, no Hall do Centro de Humanidades, campus sede
Foi aberta nesta sexta-feira, dia 8, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para visitação da comunidade acadêmica e externa, a exposição “Ação do Estado Novo na Amazônia (1937-1945)”.
O material exposto é fruto de pesquisa da historiadora e professora da UFCG, Maria Liege Freitas Ferreira, e poderá ser conferido até 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h, na Galeria de Arte Professor Antônio Labas no Hall do Centro de Humanidades (CH), campus sede.
A exposição conta com banners, fotos, publicidade estatal da época, entre outros documentos, que mostram como se deu o projeto de brasilidade/nacionalidade construído pelo Governo Vargas para formação da identidade e orgulho nacional. Revela também a criação de elementos persuasivos para ocupação da região amazônica, especialmente, por nordestinos que fugiam da seca com a promessa do Eldourado na região, além da intervenção intensa do Estado para tornar a Amazônia produtora de borracha por ocasião da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1938-1945).
A mostra é uma realização da Assessoria de Arte e Cultura do CH.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais