Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG abre exposição sobre Ação do Estado Novo na Amazônia
Início do conteúdo da página
História

UFCG abre exposição sobre Ação do Estado Novo na Amazônia

Material, fruto de pesquisa científica, poderá ser conferido até 4 de agosto, das 7 às 22h, no Hall do Centro de Humanidades, campus sede

  • Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 16h10

Foi aberta nesta sexta-feira, dia 8, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), para visitação da comunidade acadêmica e externa, a exposição “Ação do Estado Novo na Amazônia (1937-1945)”.

 

O material exposto é fruto de pesquisa da historiadora e professora da UFCG,  Maria Liege Freitas Ferreira, e poderá ser conferido até 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h, na Galeria de Arte Professor Antônio Labas no Hall do Centro de Humanidades (CH), campus sede.

 

A exposição conta com banners, fotos, publicidade estatal da época, entre outros documentos, que mostram como se deu o projeto de brasilidade/nacionalidade construído pelo Governo Vargas para formação da identidade e orgulho nacional. Revela também a criação de elementos persuasivos para ocupação da região amazônica, especialmente, por nordestinos que fugiam da seca com a promessa do Eldourado na região, além da intervenção intensa do Estado para tornar a Amazônia produtora de borracha por ocasião da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1938-1945).

 

A mostra é uma realização da Assessoria de Arte e Cultura do CH.

 

(Ascom UFCG)

 

 

registrado em:
Assunto(s): História
Fim do conteúdo da página