Página inicial > Últimas Notícias > Professor aposentado da UFCG participa de programa do History Channel
desafio sobre fogo

Professor aposentado da UFCG participa de programa do History Channel

Gerson Bragagnoli está na 5ª temporada da competição de cutelaria, que estreia às 23h desta quinta-feira, dia 14

• Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 15h09

A 5ª temporada do programa Desafio Sobre Fogo - Brasil e América Latina -, que estreia às 23h desta quinta-feira, dia 14, no History Channel, contará com a participação do professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Gerson Bragagnoli.

Desafio Sobre Fogo é uma competição de cutelaria na qual os competidores forjam manualmente suas armas, usando todas as suas habilidades para superar os seus oponentes, vencendo os testes mais exigentes para chegar à final.

"O incentivo para participar do programa foi através do meu mestre de cutelaria avançada, Leandro Pazini, que me convidou para fazer a inscrição", explica Bragagnoli, que atuou no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFCG, em Campina Grande, e que ingressou no ramo da cutelaria há 16 anos.

Após três dias de inscrito, Bragagnoli recebeu um telefonema da produção do canal confirmando seu ingresso no Programa. Ele conta como foi a experiência de participar do Desafio sobre Fogo, gravado em março na Cidade do México.

“As gravações duraram três semanas. Eu faço facas há 16 anos e nunca enfrentei um relógio nessa atividade. Então, essa pressão de três horas para forjar uma faca foi intensa e exaustiva. Além disso, fiz coisas que jamais faria na minha rotina de cuteleiro, tais como: uma faca mexicana chamada saca-tripa, uma faca filipina chamada Barong Moro, entre outras. O mais importante da experiência foi o vínculo formado com meus concorrentes: dois argentinos, dois mexicanos, um colombiano e dois brasileiros, que já os conhecia”, conta.

Ele faz um convite para que todos acompanhem os episódios desta 5ª temporada. “Eu convido as pessoas a assistirem. Vocês perceberão a grande aventura que foi participar desse reality show, descobrir os equipamentos utilizados na confecção das facas artesanais, as técnicas empregadas, mudando somente o maquinário, mas preservando as técnicas medievais”, destaca.

Sobre

Gerson Bragagnoli, 66 anos, nasceu em Americana (SP). Bacharel em Ciências Biológicas, em 1983 ingressou na UFCG, então UFPB, onde trabalhou até setembro de 2017, quando se aposentou.

Sua paixão pela cutelaria surgiu por uma necessidade durante uma caçada. “Todos que gostam de passar um tempo fora da cidade, pescando, caçando, acampando, certamente gostam de uma boa faca, e eu não sou diferente. Numa caçada de bode que se tornou selvagem, percebi que a minha faca e de meus amigos estavam cegas, então, resolvi fazer uma faca específica para tirar couro, as chamadas “skinners”. Procurei um tutorial na internet e além desse tutorial também encontrei o curso de Extensão em Cutelaria Artesanal na Universidade de Brasília (UnB). Este mesmo projeto eu trouxe para a UFCG que permaneceu durante 10 anos e se extinguiu com a minha aposentadoria”, relembra.

Atualmente, ele tem seu próprio espaço chamado de Ateliê do Aço, onde ele faz suas próprias facas e ministra o Curso de Cutelaria Artesanal Básica.

O trabalho pode ser acompanhado através da rede social https://www.instagram.com/bragagnolifacascustom/

Assunto(s): desafio sobre fogo