Página inicial > Últimas Notícias > UFCG e PMCG firmam parceria para oferta de educação musical na Rede Municipal
uirapurú

UFCG e PMCG firmam parceria para oferta de educação musical na Rede Municipal

Dez escolas devem ser contempladas na primeira fase do projeto

• Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 15h18
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande firmaram um acordo de cooperação para a implantação de um projeto de educação musical para alunos da Rede Municipal de Educação.

Denominado Uirapurú (pássaro conhecido por ter um dos mais belos cantos), o projeto prevê a realização de atividades de teoria musical, solfejo, canto coral e variada prática instrumental para alunos do Ensino Fundamental I e II. Em sua primeira fase, devem ser contempladas 10 escolas, com a participação de 1.000 alunos. O Ministério Público do Trabalho (MPT) contribuirá com recursos para a compra dos instrumentos.

"Nossa meta é ampliar a percepção dos alunos, oferecendo-lhes formação sistemática, por meio da prática coral e instrumental, pois acreditamos que esse é o melhor caminho para democratizar o acesso à arte-música e socializar o conhecimento que produzimos na academia", comenta o professor do curso de Música da UFCG, Vladimir Silva, idealizador e coordenador do projeto.

Segundo ele, a expectativa é que, ao longo dos próximos anos, o cenário musical em Campina Grande seja modificado. "Novos talentos serão revelados, muitos dos quais estarão nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação em Música da UFCG", declarou.

Para o prefeito Bruno Cunha Lima, a inclusão do ensino de música nas escolas municipais é fundamental para o processo educacional e para o estímulo de uma atividade cerebral que é essencial. "Mais do que isso, Campina Grande sempre foi um destaque em todas as artes. Quem sabe agora estamos descobrindo novas estrelas na música a partir desta parceria”, disse.

Assunto(s): uirapurú