Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove palestra sobre Conhecimentos Ortográficos na Aula de Português
gelp

UFCG promove palestra sobre Conhecimentos Ortográficos na Aula de Português

Evento acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 28. Palestrante será o professor Dr. Ernani Terra, da PUC-SP

• Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 11h17

Como evitar os desvios na grafia resultantes das tentativas de se reproduzir, na escrita ortográfica, a forma como se fala? Essa questão será abordada na palestra Conhecimentos Ortográficos na Aula de Português, que acontecerá na quinta-feira da próxima semana, dia 28 de julho, às 19h.

"É praxe expor os estudantes a regras de emprego das letras S, Z, J, G, e X. Isso pouco contribui para que eles tenham o domínio satisfatório do sistema ortográfico, pois os desvios ortográficos vão muito além do emprego de letras diferentes que representam um mesmo som", comenta o palestrante, professor Dr. Ernani Terra, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que irá tratar de fenômenos como a ditongação, monotongação, apagamento de fonemas, deslaterização, entre outros, e seu reflexo na ortografia.

O evento, gratuito, é promovido pelo Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP) do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e será transmitido pelo no canal do GELP no YouTube (link: https://youtu.be/90yilCB3nbU).

Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a palestra, serão dadas instruções para certificação de participantes.

Para mais informações, sigam também nossa página @gelp.ufcg, no Instagram.

Assunto(s): gelp