Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Psicologia da UFCG produz folder sobre Saúde Mental
assistência estudantil

Núcleo de Psicologia da UFCG produz folder sobre Saúde Mental

Publicação orienta estudantes sobre como identificar o sofrimento psíquico e tratá-lo

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 15h16

Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), oito em cada dez estudantes de graduação já passaram por algum sofrimento psíquico, sobretudo ansiedade (60%), insônia (32%) e tristeza permanente (32%). Os dados acendem o alerta sobre a importância do conhecimento e manutenção da Saúde Mental. Pensando nisso, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou um folder orientando os estudantes sobre como identificar problemas emocionais dessa natureza e procurar ajuda.

A publicação traz informações sobre Saúde Mental e dicas de como mantê-la, quais os principais sinais de sofrimento psíquico e fatores que podem levar ao problema, além de indicar serviços de atendimento disponíveis na cidade de Campina Grande. “Diante de tantas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, achamos interessante fazer essa publicação de cunho explicativo, com uma linguagem bem acessível e informações gerais sobre como é possível identificar fatores de sofrimento psíquico e tratar o problema”, diz Luziana Bezerra, coordenadora do Núcleo de Psicologia (NUPSI) da UFCG.

A UFCG oferece atendimento psicológico gratuito a alunos de graduação em seus sete câmpus (Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé), nos três turnos de aulas - manhã, tarde e noite. No câmpus sede, o agendamento é feito de segunda a sexta-feira, na Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários (PRAC), localizada no segundo andar do Bloco AB, no horário das 7h às 20h. Uma equipe com quatro psicólogos é responsável pela triagem no atendimento.

“De acordo com a demanda do aluno, fazemos o atendimento imediato, o agendamento ou o encaminhamento para outra unidade especializada”, explica Luziana.

Acesse aqui o folder sobre Saúde Mental.