Página inicial > Últimas Notícias > UFCG abre inscrições para processos seletivos de Entradas Derivadas e Ingresso de Graduado
psed e psig

Prazo segue até o dia 30 de julho. São ofertadas 1.519 vagas para Transferência Voluntária, Reingresso e Reopção de Curso e de Turno; e 399 para Ingresso de Graduado

• Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 09h25

Estão abertas, desde 8h desta segunda-feira, dia 25, as inscrições para os Processos Seletivos para Entradas Derivadas (PSED) e para Ingresso de Graduado (PSIG) 2022.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ao todo, são ofertadas 1.519 vagas para Entradas Derivadas, distribuídas de acordo com as seguintes formas de ingresso: Transferência Voluntária (414 vagas), Reingresso (454 vagas) e Reopção (434 vagas para Reopção de Curso e 217 vagas para Reopção de Turno); e 399 vagas para Ingresso de Graduado.

As inscrições seguem até sábado, dia 30 de julho, por meio de formulário online. A taxa custa R$ 70. O prazo para solicitação de isenção para a modalidade de Transferência Voluntária e para Ingresso de Graduado vai até quarta-feira, dia 27.

Candidatos que concorrem nas modalidades Reingresso e Reopção são isentos de taxa e devem fazer a inscrição por meio do Portal de Sistemas Integrados (PSI) da UFCG, conforme instruções do edital.

O resultado final dos classificados na chamada única em ambas as seleções será publicado no dia 17 de agosto. O envio da documentação para cadastramento acontecerá de 18 a 23 de agosto. A matrícula em disciplinas acontecerá no 19 de setembro.

Confira aqui os editais.

Formas de Ingresso

Transferência Voluntária

Destinada a estudantes vinculados em cursos de graduação presenciais de outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas nacionais, que desejem continuar seus estudos no mesmo curso, ou em curso afim, na UFCG. Os candidatos a esta modalidade deverão, no ato da inscrição, informar o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo válido os exames realizados entre os anos de 2017 a 2021; e anexar o Histórico Escolar atualizado do curso superior que está sendo realizado na IES de origem. Entre outros requisitos para inscrição na modalidade, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em curso da mesma área de conhecimento na instituição de origem. As áreas pertencentes a cada curso constam no edital.

Reingresso e Reopção de Curso ou Turno

A forma de Reingresso é destinada a alunos desvinculados de curso de graduação da UFCG que tenham perdido o vínculo por situação de abandono no mesmo curso ou por solicitação voluntária. Já a forma de Reopção (de curso e de turno) é voltada para alunos regularmente matriculados em curso de graduação da UFCG. Para os candidatos a essas duas modalidades, não é necessário anexar documentos na inscrição online, uma vez que utilizarão o número de matrícula referente ao seu vínculo com a UFCG e farão a inscrição pelo Portal de Sistemas Integrados da UFCG (PSI), desde que atendam aos requisitos dispostos no edital. Na Reopção de Curso, o candidato deverá solicitar o ingresso em curso da mesma área de conhecimento. Já na modalidade Reopção de Turno, a solicitação deverá ser para curso de mesma denominação em outro turno do mesmo Centro.

Ingresso de Graduado

Voltado para candidatos que tenham concluído curso superior presencial de tecnologia, de licenciatura ou de bacharelado na mesma área do conhecimento de curso superior previsto no edital. No caso de instituição estrangeira de ensino superior, o diploma emitido só terá validade se devidamente revalidado e registrado no Brasil, em conformidade com as normas vigentes. A seleção será feita por meio da análise do histórico acadêmico de graduação do candidato enviado no processo de inscrição.

Assunto(s): psed e psig