Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG realiza pré-natal psicológico com imigrantes brasileiras em Portugal
saúde

Atendimento online teve início nessa quarta, dia 27, e beneficia 15 gestantes

• Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 16h07

Teve início nessa quarta-feira, dia 27, o serviço de Pré-natal Psicológico para imigrantes brasileiras em Portugal. A atividade gratuita faz parte do Projeto Ser & Gestar do Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (SEP/UFCG) e está beneficiando 15 gestantes.

Os encontros online acontecerão todas quartas-feiras até 24 de agosto por meio da Plataforma Google Meet. As reuniões contam com a facilitação das alunas Fabíola Batista, Alicya Araújo e Mayla Soares, concluintes do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), sob supervisão da professora da UFCG, Regina Azevedo, que coordena o projeto.

Variáveis de vulnerabilidade emocional em imigrantes brasileiras foram identificadas em pesquisa de pós-doutorado realizada pela coordenadora em Portugal.

“Baseado na Terapia Cognitivo Comportamental o grupo segue a tríade acolhimento, psicoeducação e consciência corporal. O grupo do SEP conta com metodologias participativas, práticas integrativas e complementares. Dois dos encontros são interprofissionais e contarão com a participação dos concluintes de Medicina e Enfermagem”, explica Fabíola Batista.

Sobre o Pré-natal Psicológico

O Pré-natal Psicológico (PNP) é uma prática complementar ao pré-natal tradicional biológico, voltado para maior humanização e contextualização socioafetiva do processo gestacional e se propõe a prevenir situações psicológicas adversas potencialmente decorrentes desse processo.

Consiste em propiciar suporte emocional, informacional e institucional por meio de atendimentos psicoeducativos com grupos de gestantes e familiares durante o seu ciclo gravídico-puerperal. Prestando um auxilio psicoterapêutico o mais cedo possível sobre eventuais crises psíquicas, a fim de propor uma gestação e puerpério saudáveis.

Para acompanhar as atividades do grupo, siga https://www.instagram.com/psicoperinatal.ufcg/

Assunto(s): saúde