Página inicial > Últimas Notícias > Grupo da UFCG que estimula mulheres na Engenharia é premiado em concurso nacional
ieee wie

Equipe levou o primeiro lugar nas categorias “Casos de Sucesso” e “Grupo de Afinidade Exemplar

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h29

O Grupo IEEE Women in Engineering da UFCG, vinculado ao IEEE-WIE (Institute of Electrical and Electronics Engineers - Women in Engineering), foi premiado no concurso nacional promovido pelo IEEE Conselho Brasil. A equipe, que estimula mulheres a seguir carreira na Engenharia e Ciência, levou o primeiro lugar nas categorias “Casos de Sucesso” e “Grupo de Afinidade Exemplar”, concorrendo com grupos de todas as regiões do país.

A premiação foi realizada de forma remota no evento IEEE RNR & RNYP Brasil 2022, uma reunião Nacional de Ramos Estudantis & Young Professionals do IEEE Brasil, que aconteceu de 5 a 7 de agosto em Macapá, AP.

Na categoria “Casos de Sucesso”, o grupo conquistou o primeiro lugar pelo evento “Elas por Elas”, que é realizado anualmente na UFCG para comemorar Dia Internacional das Mulheres (08 de março). O encontro acontece desde 2016 e tem como público-alvo toda comunidade acadêmica da instituição. Através de palestras, debates e minicursos, o evento visa homenagear, apoiar, encorajar e reconhecer as lutas, obras e conquistas de mulheres das áreas de Ciência e Tecnologia. Em 2022, o evento ultrapassou os muros da instituição através de uma parceria com Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Já a categoria “Grupo de Afinidade Exemplar”, demonstra que a equipe possui boa gestão dos recursos internos e externos da instituição e, principalmente, consegue promover efetivamente a área de seu Grupo de Afinidade através de projetos e atividades, dispondo de documentação de qualidade, o que serve para a continuidade da cultura do grupo, difusão do conhecimento de boas práticas e ideias.

“Estas premiações consagram o IEEE WIE UFCG como uma das organizações mais importantes do país voltadas para a promoção de mulheres nas engenharias, bem como uma referência de ações extensionistas na UFCG, a partir de um movimento voluntário dos alunos”, destaca a conselheira do grupo, a professora Vanessa Batista Schramm.

Atualmente, o grupo é formado pelo Comitê Executivo, composto pela presidente Gabriela Farias da Silva; a vice-presidente Yasmim Almeida Mota Parente; a secretária Fernanda Medeiros Miná; a tesoureira Clara Maria Souza Costa e a webmaster Juliana Farias Diniz. Compõem ainda o Comitê Operacional a coordenadora de Marketing, Jayane Leticia Silva Rocha; a coordenadora de Eventos e Atividades, Ingrid Ferreira Matias Silva; e a coordenadora de Gente e Gestão, Amanda Amanai Mouzinho da Silva.

Acompanhe as atividades do IEEE WIE UFCG através do site https://edu.ieee.org/br-ufcg-wie/ ou da rede social https://www.instagram.com/wieufcg/

Assunto(s): ieee wie