Página inicial > Últimas Notícias > "Estamos diante de feridas que precisamos curar", diz reitor da UFCG sobre assédio no ambiente acadêmico
evento

Seminário sobre o tema foi realizado nesta quarta-feira, no Centro de Eventos Professora Rosa Tânia, no campus sede

• Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 17h20
imagem sem descrição.

“O assédio nos bloqueia, nos fere. Estamos diante de feridas que precisamos curar. Precisamos enfrentar qualquer forma de violência. Vamos avançar no enfrentamento para que tenhamos um espaço onde possamos crescer, em todos os sentidos”. A fala do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, durante a abertura do II Seminário sobre Assédio no Ambiente Acadêmico, na manhã desta quarta-feira, dia 17, resume bem a proposta do evento.

A atividade, realizada no Centro de Eventos Professora Rosa Tânia, campus sede, em parceria com a Procuradoria Federal junto à UFCG (PGF/AGU) visou discutir as diferentes formas de assédio e alertar a comunidade acadêmica sobre como agir nestas situações.

Em seu discurso de abertura do evento, o procurador federal Carlos Nitão falou sobre os desafios que envolvem a temática assédio e o comprometimento da UFCG em combater a prática. “Falar sobre assédio em qualquer ambiente ainda é um desafio, talvez por conta dos atores envolvidos no processo, em sua maioria, mulheres. É com muita alegria, vontade e disposição que nos reunimos aqui para tentar trazer convidadas, todas mulheres capacitadas e com suas experiências, que nos trarão profundas reflexões sobre o tema”, destacou.

A pró-reitora de Assuntos Comunitários, Angélica Sátyro, reforçou a importância de inserção da temática na pauta de discussões da instituição. “Nosso desejo é fazer com que temas como esse sejam pauta de discussão o ano inteiro, para que a cultura do assédio e da discriminação seja combatida nas Instituições de Ensino Superior (IFES). Nós saímos na frente nesse quesito”, explicou a pró-reitora, fazendo menção à Resolução Nº 03/2022, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a todas as formas de discriminação na UFCG, visando promover ambiente institucional e acadêmico saudável, seguro e sustentável na universidade.

O II Seminário sobre Assédio no Ambiente Acadêmico foi realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e online. A programação de palestras e mesas redondas foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da TV UFCG no YouTube.

Assunto(s): evento