Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG desenvolve sistema online de monitoramento de silos
Engenharia Agrícola

Pesquisa da UFCG desenvolve sistema online de monitoramento de silos

Ferramenta de controle visa manter a qualidade do produto agrícola armazenado e evitar perdas econômicas para o produtor

• Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 15h59

Uma das importantes etapas no processo de produção agrícola é a armazenagem e o silo é o equipamento que cumpre bem essa função. Pensando em aperfeiçoar esse mecanismo, uma pesquisa realizada pelo agrônomo Gypson Dutra, no mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveu uma tecnologia acessível e de baixo custo, que objetiva monitorar as atividades dos silos de armazenagem de diversos produtos agrícolas, tanto para pequenos quanto para grandes produtores.

É o SimSilo. Utilizando a tecnologia Internet of Things (IOT), internet das coisas, o sistema monitora padrões de temperatura e teor da umidade dos grãos, temperatura e umidade relativa do ar, presença de gases tóxicos no interior do silo, controle da vazão do material armazenado, emite alertas aos produtores e possui um aplicativo (App) com interface intuitiva para facilitar o manuseio do produtor rural.

“Por ser uma ferramenta de controle, este projeto visa manter a qualidade do produto agrícola ensilado, melhorando o ambiente interno do silo, tornando mais preciso o monitoramento das variáveis importantes para a produção, e, com isso, evitando perdas econômicas para o produtor”, enfatiza o pesquisador.

O trabalho contou com a orientação do professor José Wallace Barbosa do Nascimento. Gypson Dutra também integra o Grupo Agrícola de Automação (GRAAU) da UFCG, que tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos na área de automação agrícola. A equipe é coordenada pelo professor Rafael Costa Silva e conta com participação dos estudantes de graduação Matheus Gomes, Gabriel de Melo e Joelson Sousa.

A pesquisa foi publicada em forma de e-book e está disponível para download. Acesse aqui.

Participação em evento

Diante da importância do projeto, Dutra foi convidado para apresentar o projeto no dia 17 de novembro nos painéis da 20º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos (20SIGP),um seminário internacional organizado pela Project Management Institute - São Paulo.

Assunto(s): Engenharia Agrícola