Página inicial > Últimas Notícias > UFCG é reconhecida pelo trabalho desenvolvido no Programa AgroResidência
ciências agrárias

UFCG é reconhecida pelo trabalho desenvolvido no Programa AgroResidência

Instituição recebeu certificado de participação em evento realizado no INSA nesta terça, dia 20, em Campina Grande

• Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 14h29

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu nesta terça-feira, dia 20, um certificado em reconhecimento a sua colaboração e trabalho desenvolvido no AgroResidência - Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA/SAF). A solenidade aconteceu na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), em Campina Grande.

Sobre

O AgroResidência visa qualificar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins. O objetivo é aproximar o universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas de diferentes seguimentos do setor produtivo agrícola.

O programa é construído por dois ciclos de 12 meses cada. Na UFCG, seis agroresidentes atuaram no primeiro ciclo. Os estudantes atuam em unidades residentes nos estados do Rio Grande do Norte (RN) e Ceará (CE). As empresas são produtoras de frutas, algumas atuam direcionadas para exportação de melão para a Comunidade Europeia e outras trabalham com processamento de frutas, produção de sucos, polpas e cremes de frutas tanto para mercado interno quanto externo, especialmente, para países Árabes.

“Estamos com 60 dias de início do 2°ciclo com mais seis residentes. Todos com grande possibilidade de empregabilidade nas próprias unidades residentes”, comemora a coordenadora do programa, a professora Railene Hérica Araújo, da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias do Centro de Ciências Tecnologia Agroalimentar (CCA) da UFCG, campus Pombal.

Assunto(s): ciências agrárias