Página inicial > Últimas Notícias > UFCG apresenta proposta de novo modelo de gestão do Restaurante Universitário
cessão onerosa

UFCG apresenta proposta de novo modelo de gestão do Restaurante Universitário

Exposição da PRAC aconteceu nessa quinta-feira, dia 22, durante Seminário de Assistência Estudantil transmitido pela TV UFCG

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 09h10
imagem sem descrição.

A pró-reitora de Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Angélica Sátyro, apresentou na tarde dessa quinta-feira, dia 22, aos estudantes beneficiários dos programas de Assistência Estudantil, a proposta de um novo modelo de gestão do Restaurante Universitário (RU) para o ano de 2023, bem como novidades em relação aos demais programas.

De acordo com a proposta, através do modelo de cessão onerosa, a Universidade transfere a gestão do RU para uma empresa por meio de licitação. Segundo a  pró-reitora, esse é o modelo recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pois garante mais economia, eficiência e melhor controle por auditoria.

No modelo de cessão onerosa, os estudantes beneficiários da Assistência Estudantil na modalidade Restaurante Universitário (RU) continuarão tendo isenção total de pagamento. Já os demais estudantes, professores e servidores poderão fazer uso do RU mediante pagamento de uma taxa.

A apresentação aconteceu durante o Seminário de Assistência Estudantil transmitido online pelo canal da TV UFCG no Youtube, que contou com a participação de mais de 1.000 espectadores simultaneamente. Na ocasião, foi disponibilizado um questionário online de consulta pública, para que os participantes pudessem opinar sobre o tema.

O resultado da consulta pública revelou que 848 (66,1%) dos 1.282 participantes aprovaram a proposta, 242 (18,9%) não souberam ou não desejaram opinar e 192 (15%) foram contrários. Excluindo-se os indecisos e os que não quiseram opinar, a proposta foi aprovada por 81,54% dos participantes, contra 18,46% de reprovação.

Dúvidas

Uma das dúvidas recorrentes dos estudantes durante a apresentação foi sobre como ficaria a situação dos alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) do campus Campina Grande e os estágios dos alunos de Nutrição, do campus Cuité. "Faremos um sistema de refeições transportadas e adaptaremos o refeitório do CCBS para oferecermos as refeições no próprio centro, e o RU continuará funcionando como campo de estágio para os estudantes de Nutrição" , esclareceu a pró-reitora.

Outra mudança apontada seria para os estudantes beneficiários do programa de Residência Universitária, que têm direito a quatro refeições diárias. Com o novo modelo, estes estudantes teriam direito a almoço e jantar no RU durante a semana e receberiam um valor em dinheiro para arcar com os custos do café da manhã e lanche, bem como as refeições dos finais de semana.

Novos auxílios e Residência Universitária

Durante o seminário, também foi apresentado o planejamento da PRAC para implantação de novos auxílios, a exemplo dos auxílios creche e emergencial. "Assim que a normativa da Política de Assistência Estudantil for aprovada pelo Colegiado Pleno, lançaremos estes auxílios", revelou Angélica. Já a proposta de auxílio equipamento e de transporte são medidas a serem adotadas a médio e longo prazo, respectivamente. Assim como a construção da Residência Universitária dentro do campus Campina Grande.

PAEG

Respondendo questionamentos dos estudantes sobre aumento do valor do Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação (PAEG), Angélica apresentou os valores gastos com o pagamento dos auxílios e a verba recebida pelo setor através do Governo Federal - R$ 16, 9 milhões para o exercício de 2022. "No momento, não temos condições orçamentárias de aumentar o auxílio. O custo do PAEG gira em torno de R$ 4 milhões. Aumentando R$ 50 reais no valor do PAEG atual, teríamos um impacto de R$ 1 milhão ao ano. Então, preferimos manter o valor e beneficiar mais estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que os mesmos permaneçam na universidade", ponderou.

Critérios de permanência nos programas

Finalizando a apresentação, a pró-reitora apresentou os novos critérios para permanência nos programas Assistência Estudantil. São eles: renda per capita menor ou igual 1,5 salário mínimo; estar regularmente matriculado em cursos diurnos com o mínimo de cinco disciplinas ou 20 créditos e nos cursos noturnos com o mínimo de quatro disciplinas e 16 créditos; o estudante que não apresentar os requisitos deve apresentar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) declaração da Coordenação do curso justificando a excepcionalidade; rendimento de, no mínimo, 70% de aprovação nas disciplinas no período anterior; e quem não apresentar o rendimento mínimo também poderá apresentar justificativa à PRAC, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Assista aqui o Seminário online completo.

Assunto(s): cessão onerosa