Página inicial > Últimas Notícias > Ex-aluno da UFCG desenvolve aplicativo para facilitar contatos entre estudantes
tecnologia

Ex-aluno da UFCG desenvolve aplicativo para facilitar contatos entre estudantes

Objetivo é reduzir a fobia social e aumentar a visibilidade na comunidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 15h41

Um aplicativo desenvolvido por um aluno egresso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promete reduzir a fobia social de estudantes e aumentar o pertencimento e a visibilidade na comunidade acadêmica da instituição.

Idealizada pelo ex-aluno Breno Salvador de Freitas, do curso de Engenharia Elétrica, Joint é uma solução gratuita que visa conectar presencialmente pessoas em aglomerações através de salas virtuais estrategicamente localizadas. O aplicativo foi lançado no último dia 18 de setembro e já está disponível gratuitamente para download no Sistema Android.

“A Joint tem como objetivo conectar pessoas que frequentam o mesmo local através de uma sala virtual estrategicamente localizada. Essa sala virtual é chamada de joint. O campus da UFCG é um bom exemplo onde uma joint se encaixaria bem, já que é um local frequentado por estudantes diariamente e que não estão suficientemente conectados”, explica Breno Salvador.

Por meio da solução, que funciona como uma espécie de rede social acadêmica, o engenheiro acrescenta que os membros podem criar laços, auxiliando uns aos outros. “Através da Joint da UFCG, os usuários podem fazer amizades, paqueras e até mesmo se ajudarem academicamente através de informações trocadas entre os mesmos”, destaca.

Desenvolvida em janeiro deste ano, Breno conta que a iniciativa está participando do Startup Nordeste Paraíba, um programa de fomento à inovação do Estado. O projeto foi selecionado para a fase de pré-aceleração e, no momento, está na fase de aceleração. O programa se encerra no mês de outubro e as expectativas para a sua aplicabilidade são as melhores.

“O público-alvo inicial da startup são os alunos da UFCG, mas eu tenho a pretensão de levar a iniciativa mundo afora comigo”, finaliza o aluno, entusiasmado.

Os alunos podem baixar o aplicativo Joint, de forma gratuita, no Google Play.

Assunto(s): tecnologia