Unidade de Educação Infantil da UFCG vai se tornar Colégio de Aplicação
Portaria com definição foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira
A Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será transformada em Colégio de Aplicação. É o que determina a Portaria Nº 694 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, dia 23.
“Uma grande conquista, que se torna um divisor de águas e dá à nossa UAEI outro status”, comemorou o reitor Antônio Fernandes, afirmando que o êxito é fruto de uma articulação forte junto ao Ministério da Educação, no convencimento de que a UFCG tem as condições necessárias e atende a todos os requisitos. “Esforços foram envidados para atender ao rol de exigências”, registrou.
O reitor também ressaltou a importância do futuro Colégio de Aplicação como campo de estágios para os alunos de graduação, especialmente os de Pedagogia. “Agora, podemos comemorar essa conquista com todos os envolvidos”.
O que é um colégio de Aplicação?
Colégios de Aplicação são escolas gratuitas de ensino básico (fundamental e/ou médio) vinculadas a instituições de ensino superior em que são aplicadas técnicas e metodologias educacionais desenvolvidas pela universidade na formação de alunos e professores, servindo de espaços de prática de docência e estágio curricular dos cursos de licenciatura por meio do Programa de Incentivo à Docência (Pibid) e outros programas de apoio à formação de docentes.
Contam com recursos orçamentários específicos, calculados por meio da Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capitais (OCC), conforme disposto no art. 4º, do Decreto Nº 7.233, de 19 de julho de 2010.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais