Página inicial > Últimas Notícias > Unidade de Educação Infantil da UFCG vai se tornar Colégio de Aplicação
educação básica

Unidade de Educação Infantil da UFCG vai se tornar Colégio de Aplicação

Portaria com definição foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira

• Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 16h41

A Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será transformada em Colégio de Aplicação. É o que determina a Portaria Nº 694 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, dia 23.

“Uma grande conquista, que se torna um divisor de águas e dá à nossa UAEI outro status”, comemorou o reitor Antônio Fernandes, afirmando que o êxito é fruto de uma articulação forte junto ao Ministério da Educação, no convencimento de que a UFCG tem as condições necessárias e atende a todos os requisitos. “Esforços foram envidados para atender ao rol de exigências”, registrou.

O reitor também ressaltou a importância do futuro Colégio de Aplicação como campo de estágios para os alunos de graduação, especialmente os de Pedagogia. “Agora, podemos comemorar essa conquista com todos os envolvidos”.

O que é um colégio de Aplicação?

Colégios de Aplicação são escolas gratuitas de ensino básico (fundamental e/ou médio) vinculadas a instituições de ensino superior em que são aplicadas técnicas e metodologias educacionais desenvolvidas pela universidade na formação de alunos e professores, servindo de espaços de prática de docência e estágio curricular dos cursos de licenciatura por meio do Programa de Incentivo à Docência (Pibid) e outros programas de apoio à formação de docentes.

Contam com recursos orçamentários específicos, calculados por meio da Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capitais (OCC), conforme disposto no art. 4º, do Decreto Nº 7.233, de 19 de julho de 2010.

Assunto(s): educação básica