Página inicial > Últimas Notícias > Aprovado Plano de Internacionalização da UFCG para os anos 2022-2027
aai

Aprovado Plano de Internacionalização da UFCG para os anos 2022-2027

Documento define diretrizes, objetivos e prazos para a realização de ações estratégicas na área

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 10h51

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conta agora com um Plano Institucional de Internacionalização que define as políticas na área a serem desenvolvidas nos próximos cinco anos. O documento foi aprovado no último dia 6 em reunião do Colegiado Pleno do Conselho Universitário.

A elaboração do plano foi um processo coletivo e multidisciplinar. Foi iniciado no ano passado, com consulta à comunidade acadêmica, análise do contexto inicial, mapeamento das ações e demandas, identificação das necessidades e prioridades institucionais e, após feito o diagnóstico, construção do documento por uma comissão com representantes de todos os campi.

Quando finalizada em julho deste ano, a proposta de minuta foi apresentada por meio de uma live e, em seguida, disponibilizada para nova consulta pública, momento em que a comunidade forneceu sugestões de melhorias ao documento. O objetivo foi promover o amplo acesso ao plano, de forma a estimular ainda mais a participação da comunidade acadêmica.

O resultado foi a elaboração de um documento com diretrizes, objetivos e prazos para a realização de ações estratégicas, definidas a partir dos seguintes eixos:

- Política de Internacionalização da Graduação, da Pós-Graduação, da Pesquisa e Inovação e da Extensão;
- Política de Alianças Estratégicas de Cooperação e Parcerias;
- Política Linguística Institucional;
- Política de Mobilidade Acadêmica; e
- Política de Internacionalização em Casa.

“Com esse planejamento, a UFCG, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) e dos setores envolvidos, atuará de forma articulada e sistematizada na busca por atender os anseios e as demandas da comunidade acadêmica para a internacionalização, compreendida como a quarta missão da Universidade, em uma perspectiva transversal que associa ensino, pesquisa, extensão e inovação, ampliando e fortalecendo o papel da instituição na geração de conhecimentos que auxiliam no desenvolvimento das sociedades", explica a professora Verônica Macário, assessora para Assuntos Internacionais da UFCG.

Ações

Entre as ações em curso previstas no Plano estão o levantamento das Redes de Associações Internacionais que a UFCG integra e as potenciais redes que a universidade poderá vir a integrar, acordos de Cooperação estabelecidos entre a UFCG e outras instituições e a oferta de cursos de idiomas e de testes de proficiência para a comunidade acadêmica.

Como ações futuras, está prevista a criação do Comitê de Internacionalização, composto por docentes, discentes e técnicos-administrativos com vivências e experiências acadêmicas ou de pesquisa internacionais. A indicação dos membros e o funcionamento do Comitê, bem como dos setores envolvidos, serão objeto de resolução específica que deverá ser apresentada 120 dias após a aprovação do Plano, para apreciação pelo Colegiado Pleno da UFCG. Outra ação programada é a criação da Política Linguística da instituição, juntamente com os docentes da UFCG credenciados à Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF).

Acesse aqui o documento.

Assunto(s): aai