Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Monitoria Inclusiva da UFCG abre seleção para bolsistas
Início do conteúdo da página
prac

Programa de Monitoria Inclusiva da UFCG abre seleção para bolsistas

São ofertadas 68 bolsas no valor de R$ 500. Inscrições seguem até quarta-feira, dia 5

  • Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 14h20

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, para o Processo Seletivo do Programa de Monitoria Inclusiva para o Período Letivo 2022.1. Estão sendo ofertadas 68 bolsas no valor de R$ 500.

 

O objetivo do Programa é proporcionar apoio pedagógico e técnico para a promoção de igualdade de oportunidades e adequado desenvolvimento de habilidades e competências aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a fim de contribuir com a formação acadêmica e humanística, com a permanência, o aproveitamento e a conclusão dos seus cursos.

 

Entre os requisitos, podem participar do Programa estudantes regularmente matriculados no período letivo 2022.1 em cursos diurnos com o mínimo de cinco disciplinas ou 20 créditos e, nos cursos noturnos, com o mínimo de quatro disciplinas ou 16 créditos; que apresentem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de, no mínimo, 6; disponham de 12 horas semanais para a execução das atividades de monitoria; e possuam, prioritariamente, renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, além de serem do mesmo curso e período do estudante que será acompanhado.

 

O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição anexa ao edital e encaminhá-la, em formato PDF, via e-mail ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do seu respectivo campus, juntamente com Histórico acadêmico atualizado; cópia do CPF e RG e Carta de motivação contida na ficha de inscrição.

 

A seleção será presencial e realizada em duas etapas: Avaliação do mérito acadêmico (CRA - ou Enem -, para ingressantes); e Entrevista Técnica e Carta de motivação.

 

O resultado preliminar será publicado no dia 14 de outubro e, após o prazo para recurso, o resultado final sairá no dia 17 de outubro. A assinatura dos contratos acontecerá nos dias 17 e 18.

 

Acompanhe aqui o edital e as publicações referentes ao processo seletivo.

 

Regulamentação

 

No último dia 30 de setembro, a UFCG divulgou a Portaria Nº 86, que regulamenta o Programa de Monitoria Inclusiva na instituição, coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC). De acordo com o documento, a Monitoria Inclusiva poderá ser exercida nas modalidades remunerada ou voluntária. O valor e quantitativo de bolsas estará condicionado à dotação orçamentária anual, sendo custeado com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

 

Confira aqui o documento completo.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): prac
Fim do conteúdo da página