Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Monitoria Inclusiva da UFCG abre seleção para bolsistas
prac

Programa de Monitoria Inclusiva da UFCG abre seleção para bolsistas

São ofertadas 68 bolsas no valor de R$ 500. Inscrições seguem até quarta-feira, dia 5

• Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 14h20

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 5 de outubro, para o Processo Seletivo do Programa de Monitoria Inclusiva para o Período Letivo 2022.1. Estão sendo ofertadas 68 bolsas no valor de R$ 500.

O objetivo do Programa é proporcionar apoio pedagógico e técnico para a promoção de igualdade de oportunidades e adequado desenvolvimento de habilidades e competências aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a fim de contribuir com a formação acadêmica e humanística, com a permanência, o aproveitamento e a conclusão dos seus cursos.

Entre os requisitos, podem participar do Programa estudantes regularmente matriculados no período letivo 2022.1 em cursos diurnos com o mínimo de cinco disciplinas ou 20 créditos e, nos cursos noturnos, com o mínimo de quatro disciplinas ou 16 créditos; que apresentem Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de, no mínimo, 6; disponham de 12 horas semanais para a execução das atividades de monitoria; e possuam, prioritariamente, renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, além de serem do mesmo curso e período do estudante que será acompanhado.

O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição anexa ao edital e encaminhá-la, em formato PDF, via e-mail ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do seu respectivo campus, juntamente com Histórico acadêmico atualizado; cópia do CPF e RG e Carta de motivação contida na ficha de inscrição.

A seleção será presencial e realizada em duas etapas: Avaliação do mérito acadêmico (CRA - ou Enem -, para ingressantes); e Entrevista Técnica e Carta de motivação.

O resultado preliminar será publicado no dia 14 de outubro e, após o prazo para recurso, o resultado final sairá no dia 17 de outubro. A assinatura dos contratos acontecerá nos dias 17 e 18.

Acompanhe aqui o edital e as publicações referentes ao processo seletivo.

Regulamentação

No último dia 30 de setembro, a UFCG divulgou a Portaria Nº 86, que regulamenta o Programa de Monitoria Inclusiva na instituição, coordenado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC). De acordo com o documento, a Monitoria Inclusiva poderá ser exercida nas modalidades remunerada ou voluntária. O valor e quantitativo de bolsas estará condicionado à dotação orçamentária anual, sendo custeado com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Confira aqui o documento completo.

Assunto(s): prac