Página inicial > Últimas Notícias > Atletas da UFCG conquistam oito medalhas nas Paralimpíadas Universitárias
esportes

Atletas da UFCG conquistam oito medalhas nas Paralimpíadas Universitárias

Jullyane Faria, Saulo Wellington e Rafael Santana competiram no Judô e Danilo Azevedo, no Atletismo

• Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 11h35
imagem sem descrição.

Quatro atletas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) brilharam nas Paralimpíadas Universitárias 2022, realizadas entre os dias 13 e 15 de outubro, em João Pessoa, conquistando oito medalhas ao todo.

Jullyane Faria, Saulo Wellington e Rafael Santana, que têm deficiência visual, competiram na modalidade Judô e trouxeram cinco medalhas para casa. Já no Atletismo, o destaque foi o aluno Danilo Azevedo Cruz, que conquistou medalha de Prata na prova de lançamento de dardo e medalhas de Bronze no arremesso de peso e lançamento de disco.

Judô

Aluna do curso de Psicologia e única mulher entre os atletas da delegação da UFCG, Jullyane foi medalhista de Ouro no absoluto, categoria em que todos os judocas competem entre si; e Prata na categoria até 57 kg.

As demais medalhas do Judô foram conquistadas por Saulo (Prata no absoluto e categoria até 73 kg) e Rafael (Prata na categoria até 90 kg), alunos dos cursos de Letras e História, respectivamente.

Atletismo

Danilo Cruz é aluno do curso de Psicologia e tem deficiência motora em um dos membros superiores. Compete pela UFCG desde o ano passado e já conquistou diversas medalhas em competições universitárias, incluindo as Paralimpíadas Universitárias 2021 e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 e 2022.

Paralimpíadas Universitárias

Realizadas na Vila Olímpica Paraíba, em João Pessoa, as Paralimpíadas Universitárias 2022 integraram a Conexão Olímpica, um avento criado em 2022 e que também reuniu outros dois torneios: o Intercentros, competição entre alunos dos 33 Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) distribuídos em todas regiões do Brasil; e as Paralimpíadas Militares, que têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes.

As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do País, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Esta edição de 2022 do evento contou com disputas de Atletismo, Badminton, Bocha, Judô, Natação e Tênis de Mesa.

Assunto(s): esportes