Mais de 53 mil profissionais da Saúde farão a prova do Exame Nacional de Residência
Cartão de Informação do Candidato, com horário e local de prova, será divulgado no dia 21 de outubro, sexta-feira, e a prova está programada para o dia 6 de novembro em todos os estados.
O Enare 2022/2023 (Exame Nacional de Residência) fechou o seu período de inscrições neste mês com 53.825 candidatos homologados, sendo que 26.070 estão inscritos para os programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional e 27.755 concorrerão aos programas de Residência Médica, superando a edição do ano passado em 22.450 inscritos, quando foram registradas 31.369 inscrições, 12.783 para Residência Uni e Multiprofissional e 18.586 para Residência Médica.
A prova está prevista para ocorrer no dia 6 de novembro de 2022, em 50 cidades do país, considerando todas as capitais, além de outros 23 municípios estratégicos no interior dos estados. Também está programado para o mesmo dia, a publicação do Gabarito Preliminar e dos cadernos de questões, poucas horas após a finalização das provas.
As informações referentes ao horário e local de realização do Exame, serão disponibilizadas no site do Enare, no dia 21 de outubro, próxima sexta-feira, através do Cartão de Informação do Candidato. É importante que o candidato atente-se ao endereço eletrônico do Enare para acompanhar todos os detalhes: https://enare.ebserh.gov.br/.
De acordo com o cronograma do processo seletivo, no dia 27 de dezembro será divulgado o resultado final com o resultado da análise curricular pós-recurso e nota final. Já no dia 10 de fevereiro de 2023, será aberto o período para a matrícula.
Em sua terceira edição, o Exame Nacional de Residência ganhou proporções ainda maiores, em todos os aspectos, se configurando um sucesso entre os processos seletivos para os programas de residência na área de Saúde no Brasil.
Neste ano, são mais de 4 mil vagas de Residência Médica e Residência Uni ou Multiprofissional, em 92 instituições distribuídas em todo o território nacional. Trata-se de um treinamento qualificado, em uma estrutura teórica e prática que atende as mais variadas necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde). No final, os residentes recebem o título de especialistas. Também nesse período, eles são remunerados pelos seus entes financiadores com uma bolsa que passa dos R$ 4.100, pois a dedicação é integral.
Entre as profissões, estão, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina, Serviço Social, Odontologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia e outras.
A seleção é realizada pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Instituto AOCP, organizadora do Exame.
Enare e suas vantagens
O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo.
Enem da Residência
O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.
(Ebserh)
Redes Sociais