Página inicial > Últimas Notícias > HUAC promove I Simpósio de Integração de Residentes
hospital universitário

HUAC promove I Simpósio de Integração de Residentes

Um dos objetivos do evento é orientar os profissionais sobre uso racional dos insumos do hospital

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 11h20

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande, vai realizar o I Simpósio de Integração de Residentes da instituição nesta sexta-feira (15), no Auditório Dr. Everaldo Lopes (localizado na entrada principal do hospital). Um dos objetivos do evento é orientar os profissionais sobre uso racional dos insumos do HUAC. A programação ocorrerá das 8h ao meio-dia, e a previsão é que conte com a presença de 40 residentes, principalmente da primeira turma, recém-chegados ao HUAC.

“Esse simpósio visa a trazer esclarecimentos aos novos e antigos residentes sobre o funcionamento de vários setores do hospital de forma que eles, sabendo como funciona a instituição, também possam evitar o desperdício em relação à solicitação de exames e medicações. Também terão conhecimento de cada setor, como Núcleo de Proteção e Segurança ao Paciente, Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e Laboratório”, explicou Alana Abrantes, titular da GEP.

“Ao conhecerem o Faturamento, por exemplo, vão saber um pouco mais sobre o setor que gere e faz todas as cobranças das contas do hospital, para que não haja perdas também no manuseio de todos os papéis que fazem parte do prontuário. Também sobre a Farmácia, desde a questão de prescrição e como é que funciona o processo até a medicação chegar às enfermarias”, comentou Alana Abrantes. O simpósio também vai contar com a explanação de profissionais responsáveis pela Agência Transfusional e pela Unidade de Diagnóstico por Imagem.

“Com isso, a gente dá os primeiros passos para que os novos residentes, mesmo os que já passaram por aqui como internos, tenham conhecimento de todo o funcionamento da área de ambulatório e também de internamentos”, acrescentou a gerente da GEP.

Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Alcides Carneiro integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Atualmente, a estatal administra 40 hospitais universitários federais em todo o País. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

(Ascom HUAC/UFCG)