Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG de uso racional da água é finalista em premiação nacional
meio ambiente

Projeto da UFCG de uso racional da água é finalista em premiação nacional

Iniciativa foi considerada uma das três melhores práticas do país na modalidade Elementos Naturais

• Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 11h35

Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) de uso racional da água é um dos finalistas do Troféu Seriema, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de Goiás a instituições que desenvolvem práticas em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente.

Ao todo, 21 projetos são finalistas em sete modalidades da premiação.

Confira aqui os finalistas.

Desenvolvido pelo engenheiro civil Antônio Leomar, da Prefeitura Universitária, o projeto Reestruturação do Sistema de Abastecimento de Água da UFCG: Unindo Educação e Preservação da Água, é um dos três finalistas na modalidade Elementos Naturais.

Desenvolvido no campus sede da UFCG entre os anos de 2014 e 2018, o projeto gerou, em quatro anos, uma economia de 70% no consumo de água e uma redução média de R$ 370 mil na conta de água anual da instituição.

Dentre as principais ações desenvolvidas, destacam-se a implantação de uma nova rede de abastecimento, a recuperação de reservatórios de água, a instalação de hidrômetros para monitoramento e de equipamentos poupadores de água, a construção de novos reservatórios e a instalação de placas educativas.

“O foco principal do projeto foi a redução das perdas, desperdícios de água e conscientização dos usuários para uso racional da água dentro da instituição. Destaca-se que o investimento do projeto foi de R$ 1,5 milhão e o retorno do investimento foi em apenas quatro anos, ou seja, o valor gasto com a implantação das ações foi recuperado nesse período, através da redução do consumo de água”, explica Leomar, idealizador do projeto, que é fruto de sua dissertação de mestrado.

Em 2019, a iniciativa foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização das Nações Unidas (ONU) na Chamada Pública “Boas Práticas A3P” como uma das 20 melhores práticas de sustentabilidade do Brasil no uso do recurso hídrico. No mesmo ano, o projeto foi certificado através do Prêmio Fundação Banco do Brasil.

“O projeto visou promover eficiência no gerenciamento da demanda de água, bem como contribuir para reduzir o risco de desabastecimento de água da cidade de Campina Grande e região, posicionando a UFCG no patamar das instituições que investem e propagam ações de redução do consumo de água”, comemora Leomar.

Troféu Seriema

Em sua 20ª edição, o Troféu Seriema - Prêmio CREA de Meio Ambiente - visa reconhecer expressivos projetos e programas executados por personalidades, entidades, instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, profissionais da imprensa e comunidade acadêmica, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente.

A premiação é concedida em sete modalidades: Sociedade Sustentável, Imprensa, Biodiversidade, Gestão Empresarial para ODS, Inovação, Produção Acadêmica e Elementos Naturais.

Os vencedores em cada modalidade serão conhecidos no dia 9 de novembro, durante solenidade de entrega do Prêmio, em Goiânia.

Assunto(s): meio ambiente