Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG recebe menção honrosa em premiação nacional
Arquitetura e Urbanismo

Professor da UFCG recebe menção honrosa em premiação nacional

Marcus Vinicius Dantas foi agraciado por sua tese de doutorado

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 10h14

Um professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, recebeu Menção Honrosa no Prêmio 2022 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).

Marcus Vinicius Dantas foi agraciado na categoria Tese por seu trabalho Arquitetura, cidade e território das secas: ações da IFOCS no semiárido do Brasil (1909-1945), desenvolvido no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da professora Maria Ângela Bortolucci, e contou com o apoio da UFCG e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o autor, a pesquisa estuda a produção espacial da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) no Semiárido do Brasil no período 1919-1945, mais especificamente nas escalas do território, da cidade e da arquitetura.

A tese de doutorado aponta que o órgão estatal formulou um projeto de modernização para os sertões nordestinos centrado na transformação de seus espaços físicos, através de pensamentos, planejamentos e ações sistêmicos e integrados entre infraestruturas hídricas e viárias, núcleos rurais e urbanos e edifícios.

O trabalho está disponível para download gratuito.