Página inicial > Últimas Notícias > Paraíba registra aumento expressivo de casos de Covid-19 em duas semanas
pandemia

Paraíba registra aumento expressivo de casos de Covid-19 em duas semanas

Crescimento também foi registrado em outros 23 estados do país

• Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 10h29

Foi divulgado nesta quinta-feira, dia 17, o 125º boletim da pesquisa semanal realizada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nesta semana, o boletim alerta para o aumento de novos casos por Covid-19 em função da nova subvariante da Ômicron BA-5, a BQ-1.

Segundo o informativo, a nova subvariante possui potencial para ultrapassar a barreira da imunização oferecida pelas vacinas. No entanto, ainda não há registros de identificação desta nova cepa no estado da Paraíba.

O boletim realiza uma análise suplementar que aponta para um crescimento acelerado do contágio e, consequentemente, do aumento do número de novos casos. “Comparadas as duas últimas semanas epidêmicas, 29/10 a 5/11 e 6/11 a 12/11, dão conta que, dos 26 estados da federação, mais o Distrito Federal, 23 registraram crescimentos no número de novos casos, com destaques relevantes para Sergipe (800%), Maranhão (739,7%), Rondônia (571,2%) e Paraíba (548,53%), em quarto lugar,” aponta o boletim.

A pesquisa ainda afirma que, apesar do aumento expressivo no número de novos casos, a Paraíba não registrou óbitos por covid-19 na última semana. Contudo, a parcial desta semana aponta 6 (seis) falecimentos, sendo: (1) Arara, (1) Capim, (1) Mamanguape, (1) Poço de José de Moura e (2) em João Pessoa.

Dessa maneira, em função dessa sinalização, o boletim afirma que é altamente recomendável a utilização de máscaras, higienização das mãos e vacinação, além de evitar aglomerações e, após os primeiros sintomas da doença, buscar imediatamente o serviço médico-hospitalar.

Acesse aqui o relatório.

(Ascom CCT/UFCG)