Página inicial > Últimas Notícias > Doutoranda da UFCG é premiada em simpósio nacional

Doutoranda da UFCG é premiada em simpósio nacional

• Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 14h37

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque no 20º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica, realizado em esta semana, em Natal-RN, conquistando o primeiro lugar na modalidade pôster acadêmico com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Juliete Souza, orientanda do professor Alexandre Serres.

O trabalho se tratou de uma revisão sistemática da literatura sobre as metodologias de projetos de Superfícies Seletivas em Frequências Absorvedoras O objetivo geral foi usar a metodologia da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), usada para auxiliar o pesquisador e direcionar a busca por dados, visto que é previamente estabelecido parâmetros de busca, critérios de inclusão/exclusão de forma, de modo a otimizar e direcionar o pesquisador a extrair dados, evitando perda de tempo lendo trabalhos que não vão servir para sua pesquisa, gerenciando melhor o tempo no desenvolvimento da pesquisa.

“Usamos palavras chaves e a criação de protocolo de buscas em três bases de dados (IEEEXplore, Engineering Village e Web of Science) no período de 2016 a 2021 e aplicando os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Com os resultados descobrimos que as principais metodologia usadas foi a cascata, circuito analógico (com resistores dispostos sobre o elemento básico da estrutura), híbrida (cascata + circuito analógico) e outras (uso de tintas absorvedoras a base de grafeno, metamaterial e etc). Também vimos que no período pesquisado a temática proposta vem se tornando relevante para as pesquisas na área de Telecomunicações”, detalhou a pesquisadora.

Assunto(s): PÓS-GRADUAÇÃO