Página inicial > Últimas Notícias > Ensaio acadêmico da UFCG é premiado em evento internacional sobre sustentabilidade
engema

Estudo da mestranda Adayanna Queiroga analisou como os modelos de negócios circulares podem atuar como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor

• Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 11h10

Um trabalho da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi destaque no XXVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), realizado em novembro pela Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa Modelos de Negócios Circulares como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor: a proposição de um framework, da mestranda Adayanna Teberges Dantas Queiroga, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), recebeu o prêmio de melhor ensaio acadêmico no evento.

Orientado pela professora Verônica Macário de Oliveira, da UFCG, sob a coorientação do professor Patrick Elf, da Universidade Middlesex de Londres, o trabalho teve como proposta analisar de que forma os modelos de negócios circulares podem atuar como meio de promoção do comportamento sustentável do consumidor.

“O resultado possibilitará compreender as oportunidades e extensões que os elementos desses modelos de negócios possuem para atuar como força positiva de transição para a economia circular”, explica a professora Verônica Macário, enfatizando que a temática da pesquisa se insere em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo recebeu fast- track para periódico A da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que equivale a uma recomendação para submissão na revista acadêmica, em função da qualidade da produção. O trabalho deverá passar pelas etapas habituais de avaliação do periódico após submissão.

Confira aqui trabalhos premiados no Engema.

Premiações

Esta edição do Engema, considerado o maior evento internacional de sustentabilidade, premiou também outro trabalho da UFCG. O artigo O seu bairro te convida para caminhar? Análise da percepção dos pedestres sobre as condições de caminhabilidade, que objetivou analisar as condições de caminhabilidade do bairro da Liberdade, em Campina Grande, com base na vivência e no conhecimento dos moradores da localidade, foi considerado o melhor do tema ”Cidades Sustentáveis e Inteligentes” e o 3° melhor do evento. O trabalho foi escrito pelas alunas egressas Amanda Medeiros e Amanda Barbosa, do curso de Administração, sob a orientação da professora Ana Cecília Vasconcelos.

Em 2021, o artigo Indicadores do comportamento dos Empreendedores Sociais em nível individual, escrito pela então mestranda Tárcila Bezerra Vasconcelos, sob a orientação da professora Verônica Macário, do PPGA, ganhou o prêmio de melhor trabalho do tema “Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto”. O objetivo do estudo foi analisar a estrutura conceitual dos indicadores enquanto campo de conhecimento, constatando a existência de três tipos principais de linhas de pesquisa: a intenção social empreendedora, características comportamentais e orientação social empreendedora.

Assunto(s): engema