Página inicial > Últimas Notícias > Projetos da UFCG são contemplados em editais da Fapesq
pesquisa científica

Projetos da UFCG são contemplados em editais da Fapesq

No total, 14 propostas de Apoio a Núcleos de Excelência e de Apoio a Núcleos em Consolidação da instituição foram aprovadas

• Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h40

Oito programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram contemplados com recursos oriundos do tesouro estadual, por meio de editais da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). O resultado foi publicado no último dia 15 de dezembro.

Ao todo, foram aprovadas 14 propostas da UFCG, sendo nove no edital de Apoio a Núcleos em Consolidação do Estado da Paraíba e cinco no de Apoio a Núcleos de Excelência.

Confira os programas e propostas contemplados:

Núcleos em Consolidação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
- NISMART - Núcleo interdisciplinar de desenvolvimento de metais inteligentes para aplicações avançadas de engenharia.

Programa de Pós-Graduação em Design
- D4H - Design for Human: Consolidação do Núcleo de Pesquisas em Design e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas da Paraíba.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
- Sistema de tratamento híbrido de águas residuárias sem uso de produtos químicos, para reuso.
- Descontaminação de efluentes industriais utilizando membranas zeolíticas de baixo custo para reuso.
- Modelagem e simulação do processo de biodiesel utilizando catalisadores heterogêneos.

Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais
- Avaliação do efeito antibacteriano e determinação do perfil toxicológico do óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.
- Ampliação de ações consistentes para o fortalecimento do Núcleo de pesquisa derivado do GEPTA - Grupo de estudos e pesquisa em tecnologias agroalimentar.

Programa de Pós-Graduação em Física
- Monitoramento de fenômenos rádio transientes pelo Radiotelescópio BINGO.
- Estudo de raios cósmicos galácticos no sertão paraibano utilizando um detector de radiação Cherenkov.

Núcleos de Excelência

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
- Conversores Aplicados aos Veículos Elétricos.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
- Núcleo de excelência em desenvolvimento de biomateriais para uso em saúde.
- Produção de membranas poliméricas e sua aplicação no tratamento de lixiviado de aterro sanitário.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal
- Desenvolvimento e aplicação de proteína protegida para dieta de ruminantes utilizando cerídeos como agente encapsulante, adicionados de adjuvantes naturais e aplicação de diferentes métodos industriais de secagem.
- Núcleo de Excelência em avanços no diagnóstico, epidemiologia e controle da leptospirose animal no bioma Caatinga, semiárido brasileiro.

O edital de Apoio à Núcleos em Consolidação visa dar suporte financeiro aos trabalhos dos núcleos que buscam a consolidação em suas áreas de pesquisa, vinculados a instituições de ensino superior de ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado da Paraíba. Já a chamada para Núcleos de Excelência, objetiva dar suporte a grupos organizados de pesquisadores e técnicos de alto nível, em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do Estado da Paraíba.

No total, serão investidos recursos da ordem de R$ 7 milhões, oriundos do tesouro estadual, em pesquisas de universidades públicas paraibanas.

Confira aqui os resultados dos editais.

Assunto(s): pesquisa científica