Página inicial > Últimas Notícias > 20% dos programas de pós-graduação da UFCG elevam a nota na avaliação da Capes
Avaliação Quadrienal

20% dos programas de pós-graduação da UFCG elevam a nota na avaliação da Capes

Dois programas obtiveram conceito 6, desempenho que equivale aos padrões internacionais de excelência

• Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 11h10
imagem sem descrição.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nessa segunda-feira, 19, os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Foram avaliados 4.512 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com notas que vão de 1 a 7, sendo que as notas 6 e 7 colocam o programa de pós-graduação no nível de excelência acadêmica.

Dos trinta cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados, dois (Ciência e Engenharia de Materiais e Engenharia Elétrica) obtiveram conceito 6. Quatro receberam nota 5, onze receberam nota 4 e outros onze foram avaliados com nota 3. Dois programas receberam nota 1.

Seis cursos (20%) tiveram suas notas aumentadas: Ciência e Engenharia de Materiais (6), Engenharia Civil e Ambiental (5), Ciência e Saúde Animal (5), Física (4), Design (4) e Ciências Naturais e Biotecnologia (4), enquanto quinze (50%) mantiveram o conceito, a exemplo do Doutorado em Matemática, associado com a UFPB (5), Matemática (4), Ciência da Computação (4), Ciências Sociais (4), Meteorologia (4), Engenharia Química (4), Linguagem e Ensino (4), Gestão e Sistemas Agroindustriais (4), Engenharia Mecânica (3), Ciência Animal (3), Educação (3), História (3), Ciências Florestais (3), Horticultura Tropical (3) e o mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais (3).

Avaliação Quadrienal

Os objetivos da Avaliação Quadrienal da Capes são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG acadêmicos e profissionais. O procedimento também avalia se as metas educacionais foram atingidas, bem como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas.

Foram informadas, no quadriênio, 4,7 milhões de produções intelectuais. Destas, 280.716 foram destacadas pelos programas como os seus melhores produtos, para que pudesse ser feita uma análise mais qualitativa.

Veja aqui o resultado da avaliação.